Brasil

Produção de Cerveja Artesanal na Panela – Saiba como foi fazer o curso.

Você já se imaginou fazendo sua própria cerveja? Não!? Pois eu também nunca tinha pensado até fazer o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas Especiais. Foi neste curso que surgiu a ideia de aprender a fazer cerveja em casa. Logo me matriculei no curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela. Conto agora como foi a experiência, confira:

Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela

Quando fiz o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas Especiais tive a companhia de colegas que recém tinham feito o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela.

Conversando com eles, também me interessei pelo assunto e senti vontade de fazer minha própria cerveja. Logo me matriculei para o curso, que foi ministrado poucos dias após o término do curso de Harmonização com Cervejas.

Bora fazer cerveja artesanal!

O Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela é realizado de maneira prática e todo processo é feito pelos próprios alunos, sempre com orientação do professor.


>>> LEIA TAMBÉM:

+ Festival de Cerveja Artesanal de Pinhais. 
+ Saiba como é o desfile da Oktoberfest de Blumanau.


 

Como é o curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela

O curso tem início com uma aula teórica onde é apresentada uma “geral” sobre a produção de cervejas, tipos de cervejas, boas práticas, legislação, higiene, materiais utilizados, insumos etc. Nos demais dias todas as aulas são práticas.

Aula teórica sobre produção de cerveja artesanal.

Começamos com o processo de moagem dos grãos, organização e sanitização dos objetos utilizados na produção.

Moagem dos grãos.

Na segunda etapa utilizamos a cozinha industrial do SENAC para fazer o processo de mosturação, fervura, adição do lúpulo etc.

Começando a por mão na massa…
Clarificação.
Clarificação.

Logo depois é feito o processo de resfriamento, quando o professor nos mostrou o sistema de “banho maria invertido” que parece ser o sistema mais prático pra fazer em casa.

Resfriamento através de banho maria invertido.

A terceira etapa consiste na adição do fermento para dar inicio a fermentação da cerveja. Nesta parte da aula, vimos a importância de hidratar o fermento, pois o primeiro fermento que utilizamos (esq.) estava ruim, e se fosse jogado direto na cerveja poderia estragá-la. Já o segundo (dir.) estava bom.

A importância da Hidratação do Fermento – Reparem que o do lado esquerdo estava ruim.

A partir de então a cerveja é “lacrada” e fica lá quietinha maturando.

Só esperar… 🙂

Na última etapa nós começamos a trabalhar com a cerveja feita pela turma anterior, que ficou maturando por vários dias.

Nesta etapa aprendemos a sanitizar as garrafas, fizemos a adição do priming (açúcar que dará a carbonatação a cerveja) e o envasamento.

Sanitização das garrafas.
Engarrafamento.
Produção.

Vale ressaltar de que como o curso é feito junto a cozinha do SENAC, onde também são ministrados diversos cursos de gastronomia, nós, os alunos do Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela somos agraciados com as comidas preparadas pelos demais cursos!

Comidas.
Comidas.

Ou seja, além de aprender a fazer cerveja a gente ainda garante uma boquinha! E tenho que falar, altos “rangos maneiros”!

O nome das comidas eu não sei, mas estavam boas!

Pra finalizar o curso, no ultimo dia, temos uma mini aula de Harmonização gastronômica com cervejas e ainda levamos uma garrafa da cerveja feita pelo grupo anterior.

As cervejas degustadas durante a harmonização.

Nós fizemos uma Witbier então quem for fazer o curso seguinte irá tomar nossa bera! 😉

Vale a pena fazer o curso no SENAC?

Conversando com os colegas que já fizeram outros cursos de produção de cerveja artesanal, inclusive em locais famosos, eles relataram que a experiência deste curso é muito mais produtiva, pois ao contrário dos demais cursos, este é feito totalmente na prática e são os próprios alunos que fazem todo o processo.

Eu como não fiz nenhum outro curso, não tenho outra base, mas certamente gostei da experiência.

Outro fato importante é toda a estrutura do SENAC, com cozinha industrial e todos os aparatos de primeira.

Além disso, como já mencionei, a comidinha que sempre aparece no final da aula é um grande bônus. Não é todo dia que a gente come sushi, polvo, ceviche, sashimi, arroz marroquino e umas coisas que nem sei o nome, conforme as fotos anteriores…

Misturança com polvo, ceviche, Sashimi, Nigiri e outras coisas mais… 😮 Bônus…

Ah, sem falar que em nosso grupo tínhamos um chef de cozinha que também usufruiu da estrutura da escola pra fazer um lanchinho pra nós.

Lanchinho do chef Gustavo…

Resumindo, o curso é bastante agradável e uma boa experiência pra amadurecer a ideia de começar a fazer a cerveja artesanal em casa.

Eu pessoalmente, acho que só o curso não é suficiente pra aprender a fazer a cerveja sozinho (embora, com a ajuda de alguns amigos talvez seja mais provável que de certo). Vale ressaltar que eu não tinha base nenhuma de produção de cerveja em casa.

Se você já tiver uma base, a situação muda. Caso contrário, acredito que seja preciso estudar um pouco mais, ler alguma coisa, ver alguns vídeos, ou fazer outros cursos. De qualquer forma, de um jeito ou de outro, o curso te dá uma ótima noção e com certeza você sairá dele com muita vontade de fazer sua cerveja.

Claro, o objetivo deste post não é entrar em detalhes sobre o processo de produção de cerveja artesanal, mas sim fazer um review do curso oferecido pelo SENAC.

Quem sabe um dia, quando eu estiver um pouco mais entendido, não saia um post mais detalhado sobre produção de cerveja em casa…

Por enquanto me resta estudar mais o assunto, comprar os equipamentos e tentar fazer alguma coisa. Será que sai!?

Mais informações sobre o curso aqui


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CERVEJAS:

+ 2º Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais.
+ 2º Joinville Craft Beer Festival – Joinville – Santa Catarina.
+ Harmonização Gastronômica com Cervejas Especiais – como foi fazer o curso.


 

Gostou deste post sobre Produção de Cerveja Artesanal na Panela?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Produção de Cerveja Artesanal deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Q massa, Japa! Fiz o curso no ano passado e me amarrei tbm! Desde então venho lendo sobre o assunto e tentando aprofundar o conhecimento. Ainda quero fazer o curso de sommelier de cerveja hehehee...parabéns e vai contando pra gente os próximos passos. Abração!!!!

  • Nossa... que legal! Eu ador visitar cervejarias. Adorei saber dessa forma mais artesanal de fazer a cerveja. Ah... e as comidinhas para acompanhar a cerveja parecem ótimas.

    • Demais Viviane! Quem sabe um dia (olha o sonho) você não vai visitar a nossa cervejaria! :) Nunca se sabe né! heheh

  • Que legal! Eu imagino que o curso deve ser realmente o ponta pé inicial porque além de prática deve precisar de um espaço razoável em casa para uma produção, né?

    • Sim, verdade Tatiane! Aqui já tô negociando um pedaço da lavanderia de casa, hehehe! Vai dar tudo certo! ;)

  • Que maneiro!
    Como não sou muito cervejeira, me animei com a harmonização gastronômica! E nada mal ter um chef na turma para agradar a galera, né?

  • Que curso interessante!!! Não imaginava que o Senac oferecia algo parecido... Deve ter sido uma experiência incrível!!!

  • Muito boa experiência essa Itamar, viajar não é só ver monumentos e visitar museus, é também experimentar novas experiências que nos ajudam a aprender costumes locais para onde nós viajamos. Ainda por cima cerveja, que gosto tanto!

  • Boa tarde!
    Adorei o assunto,vou verificar se existe esse curso no SENAI de Campos dos Goytacazes rj.
    Abraço!

    • Olá Jairo, que bom que gostou! Espero que tenha em sua cidade! Em algumas cidades até curso de Beer Somelier eles têm. Boa sorte e boa brassagem! Abraço!

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais