Já fizemos diversos posts sobre a belíssima Cartagena e hoje reunimos tudo (e mais um pouco) sobre a Ciudad Heroica. Saiba tudo o que fazer em Cartagena de Indias.
Fundada pelos espanhóis em 1º de junho de 1533, Cartagena foi um dos portos mais importantes da América colonial.
Através de Cartagena era escoada grande parte dos metais preciosos (como ouro e prata), que os espanhóis saqueavam da América Latina.
Cartagena também foi uma das principais zonas de tráfico de escravos vindos da África.
Por tamanha importância, Cartagena foi invadida diversas vezes por piratas, tropas francesas, holandesas e principalmente por tropas inglesas.
As invasões foram a principal razão pela qual o rei Felipe II mandou construir uma muralha com 11 km de extensão, além de algumas fortificações.
A muralha e as fortalezas serviram pra defender a cidade nos séculos XVII e XVIII e hoje atraem milhares de turistas do mundo todo.
Em 1811, após uma revolução originada no bairro de Getsemaní, Cartagena se converteu no segundo território a se declarar absolutamente independente da Espanha.
Em 1815, a então independente Cartagena passou por duras batalhas em tentativas da coroa espanhola de retomar a cidade dos rebeldes. Estes estavam entrincheirados na cidade e resistiam bravamente os constantes ataques da marinha espanhola.
Neste ano, a cidade sofreu um isolamento marítimo que durou cerca de três meses e os rebeldes cartageneros ficaram sem comida, doentes e debilitados. Mesmo assim, decidiram lutar até a morte e apesar de todas as dificuldades, Cartagena resistiu.
Este é um dos capítulos mais importantes da história da cidade e devido a este acontecimento, a cidade ganhou o apelido que ostenta até hoje: “Ciudad Heroica” (Cidade heroica).
Pouco tempo depois Cartagena voltou a ser controlada pelos espanhóis que permaneceram na cidade até 1821, ano em que o último governador espanhol abandonou a cidade. Cartagena foi a última cidade da Colômbia a ser liberada pelo governo espanhol.
Cartagena foi um dos locais onde a “Santa Inquisição” foi atuante. O tribunal Inquisidor funcionou em Cartagena de 1610 até 1811, sendo restabelecido temporariamente de 1816 a 1821.
Hoje Cartagena é uma cidade repleta de atrativos, com muita história, muitas cores, uma arquitetura lindíssima, praias paradisíacas e muita alegria.
A cidade é inteiramente voltada ao turismo, sendo a cidade mais visitada da Colômbia, depois da capital, Bogotá.
O centro histórico de Cartagena foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 1984.
Repleta de atrações, Cartagena de Indias é uma das cidades mais belas da América Latina. A cidade possui várias opções de turismos que vão agradar aos mais variados gostos. Confira algumas das principais atrações turisticas:
Conhecer o interior da cidade murada de Cartagena é sem duvida alguma a principal atração da cidade.
É no interior das muralhas que estão as construções mais bonitas e a parte mais charmosa da cidade.
Dentro das muralhas existem diversos atrativos e a primeira coisa que você deve fazer é percorrer as ruas coloridas sem destino! Isso mesmo, não existe coisa melhor a fazer do que caminhar sem destino pelo interior da cidade murada!
Depois de dar um giro pelo interior das muralhas é hora de conhecer os atrativos.
Dentre os atrativos mais importantes do interior da cidade murada podemos destacar os seguintes:
– Plaza de los Coches
– La Porta del Reloj
– Plaza Simon Bolivar
– Museo de la Inquisición
– Museo del Oro
– As Palanqueras
– Catedral de Cartagena
– Palácio del Gobierno
– Iglesia y Monasterio San Pedro Claver
– Museo Naval
– Teatro Heredia
– Las Bovedas
– Plaza Santo Domingo
– Estátua de la Gorda
– Muralhas de Cartagena
– Café del Mar
>>> Nós fizemos um post completo falando sobre o que conhecer no interior da cidade murada. Confira.
Embora Cartagena seja banhada pelo mar do Caribe, suas praias continentais não são bonitas. Para desfrutar de praias bonitas é preciso se deslocar até as ilhas da região.
São dezenas de ilhas, sendo que algumas são públicas e outras particulares. A maioria das ilhas formam o arquipelago chamado Islas de Rosário.
As ilhas que são públicas são repletas de vendedores ambulantes e costumam ficar cheias nos finais de semana e feriados.
As ilhas particulares, normalmente são administradas por hotéis resorts e são bem mais tranquilas.
Nós fizemos o passeio que vai ao Oceanário e até a Playa Blanca, na Isla Baru, um dos passeios mais populares de Cartagena.
Foi bem legal embora tenhamos esscolhido a maneira errada de locomoção. Se tivermos mais uma oportunidade certamente faremos este passeio por conta própria.
Considerada como a maior construção militar dos espanhóis na América do Sul, o Castillo San Felipe de Barajas é um dos lugares imperdíveis de Cartagena.
Sua construção foi iniciada em 1536 e foi fundamental na defesa da cidade, uma das mais visadas por invasores no período colonial.
É possível visitar a fortaleza por conta própria (com guia, ou não) ou através do passeio feito com uma Chiva.
Nós fizemos um post contando como foi visitar o Castillo San Felipe de Barajas, tanto por conta própria, como através do passeio feito com a Chiva. Confira.
Boca Grande (juntamente com o bairro vizinho Castillogrande) é a parte mais moderna de Cartagena.
Esta região é conhecida como a cidade nova, já que é inteiramente formada por edifícios grandes e modernos.
A região é mais procurada pelo turismo de negócios e a “cidade nova” também é chamada de “Miami Colombina”.
É em Boca Grande que estão as praias mais populares do continente, mas não espere nada de mais.
Em Boca Grande também existem diversas lojas, incluindo muitas lojas de grifes famosas.
Nós falamos um pouco mais sobre Boca Grande no post sobre o que fazer do lado de fora das muralhas.
Um dos passeios mais populares de Cartagena é o passeio feito com a Chiva, aqueles ônibus típicos da região do Caribe.
São 2 tipos de passeios feitos com as chivas, um diurno e um noturno.
Durante o dia a Chiva faz um City tour por Cartagena, passando por alguns dos principais atrativos da cidade, incluindo o Castillo San Felipe de Barajas, Boca Grande e a La Popa.
Durante a noite a Chiva é chamada de Chiva Rumbera e percorre alguns bairros de Cartagena com open-bar e muita música caribenha.
Este passeio tem duração de 2h30 e no seu final os turistas podem escolher em ficar em uma danceteria por onde a Chiva passa, ou serem deixados em seus respectivos hotéis (ou próximo deles) .
Além das Chivas também existe um ônibus turístico circulando pelos bairros de Cartagena.
>>> Nós fizemos um post contando como foi nossa experiência no passeio da Chiva.
Por falar em o que fazer do lado de fora das muralhas, boa parte dos atrativos da cidade estão justamente do lado de fora da cidade murada.
Já falamos acima sobre alguns deles, como as ilhas de Cartagena, o Castillo San Felipe de Barajas, as Chivas e Boca Grande.
Além destes passeios já mencionados ainda existem várias outras atrações como por exemplo o lendário Bairro de Getsemaní e o Vulcão Totuno.
Nós também fizemos um post contando mais sobre os atrativos que ficam do lado de fora das muralhas. Confira.
Ainda não existem voos diretos do Brasil, mas as companhias aéreas Latam, Copa e Avianca voam para Cartagena com conexões em seus respectivos aeroportos de apoio.
Se estiver na Colômbia, as Low Costs Viva Colômbia e a novíssima Wingop possuem excelentes preços.
O Aeroporto de Cartagena Rafael Nunez fica a cerca de 7 km (10 a 15 minutos) do centro de Cartagena. Um táxi custa de 10 mil a 15 mil pesos colombianos. Acerte o valor antecipadamente, pois os táxis de Cartagena não possuem taxímetro.
Do aeroporto também é possível chegar ao centro histórico em ônibus de linha, para isso basta sairdo aeroporto e caminhar 1 quadra até a Calle 70.
Nesta rua busetas (são micro-ônibus – não pense besteira né!) passam com destino ao centro histórico (lado direito da rua) e levam aproximadamente 20 minutos até o centro. O custo do buzão é bem mais barato que o do táxi, cerca de mil pesos.
Peça pra descer no centro histórico, você vai desembarcar em Getsemaní é só subir e em cerca de 5 minutos você estará na entrada principal da cidade murada.
O melhor lugar pra se hospedar em Cartagena é o interior da cidade murada, não existe dúvida quanto a isto!
É dentro das muralhas que estão a maioria dos atrativos, as casas mais coloridas, a parte mais charmosa da cidade, os melhores restaurantes, a parte com mais segurança, enfim…
É o coração da cidade! Claro, tudo isto tem um custo e os hotéis do interior das muralhas costumam ser os mais caros.
Nós nos hospedamos em 2 hotéis que ficam dentro das muralhas, o Hotel el Viajero e o Hotel el Povenir, ambos bem simples, mas muito mais baratos que a maioria dos hoteis localizados no interior das muralhas.
Uma ótima opção pra quem quer ficar pertinho da cidade murada é o bairro Getsemaní, que fica praticamente ao lado da cidade murada e possui várias opções de hospedagem, normalmente mais baratas que no interior das muralhas. Getsemaní normallmente é o bairro preferido pelos mochileiros.
O bairro de Boca Grande também possui uma grande rede hoteleira.
Escolha onde quer ficar e reserve seu hotel/hostel através deste link no Booking.com, assim você também nos ajuda ! 😉
Cartagena é muito quente portanto protetor solar, roupa leve, chapéu e muita água são indispensáveis!
Prepare-se para os vendedores ambulantes! Em Cartagena eles são bem insistentes e chega até ser chato. Você sai de um e já vem outro. O negócio é nem dar muito papo, ser gentil, mas logo descartar. Se você perguntar o preço, pode se preparar pra 5 minutos de insistência.
Outra coisa bem comum, é que alguns vendedores oferecerem “presentes”, não aceite, pois estes “presentes” têm um preço e costumam ser bem salgados!
Existem muitas pessoas vendendo passeios pras Islas del Rosário, fique atento e verifique muito bem o roteiro do passeio. Normalmente eles prometem uma coisa e nem sempre o passeio é o que foi prometido.
A temporada de inverno vai de maio a novembro e o verão vai de dezembro a abril, porém estive em Cartagena em abril e em novembro e praticamente não senti diferença alguma… É sempre quente!
Teoricamente os meses próximos a novembro são mais chuvosos… teoricamente.
Quando a gente viajou pra Colômbia 1 real valia cerca de 1000 Pesos colombianos, porém nos dias atuais com a desvalorização da moeda brasileira, 1 real vale cerca de 700 Pesos colombianos. (atualizado em 05/08/2020).
Todos os preços mencionados nos nossos posts sobre a Colômbia estão em pesos colombianos e se refere a data da vaigem. Para saber o valor atualizado do Peso colombiano você pode usar um dos diversos sites que fazem conversões de moedas como este aqui, por exemplo.
E aí curtiu? Esquecemos alguma coisa?
UTILIZE OS NOSSOS PARCEIROS E AJUDE NOSSO BLOG:
– ENCONTRE E RESERVE SUA HOSPEDAGEM EM CARTAGENA, OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, ATRAVÉS DO BOOKING.COM. VOCÊ NÃO PAGA NEM UM CENTAVO A MAIS E AINDA AJUDA O BLOG! LEMBRANDO QUE A MAIORIA DAS RESERVAS FEITAS ATRAVÉS DO BOOKING.COM PODEM SER CANCELADAS.
– CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM ATRAVÉS DA NOSSA PARCEIRA REAL SEGURO, ALÉM DE ESTAR AJUDANDO A MANTER O DMEC, VOCÊ VAI ENCONTRAR O MELHOR PREÇO, POIS A REAL SEGURO FAZ COTAÇÕES COM AS MELHORES SEGURADORAS DO MERCADO!
– ESTÁ PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO NA COLÔMBIA!? CONSIGA O MELHOR PREÇO CONSULTANDO AS MELHORES LOCADORAS ATRAVÉS DA RENTCARS.COM. ALÉM DE ECONOMIZAR , VOCÊ PODE PAGAR EM ATÉ 12X, SEM IOF E O MELHOR, VOCÊ AJUDA O BLOG E NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO!
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Cartagena de Indias deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:
+ Parque Nacional Tayrona, um paraíso preservado no Caribe colombiano.
+ Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá.
+ Conhecendo o Centro Histórico de Bogotá – La Candelaria.
+ Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Ótimo texto!
Já estava na lista, agora virou prioridade!!
Show!
Você vai adorar!! :)
Que lugar! Estou programando de conhecer e esse post me ajudou muito. Parabéns!
Que bom ue gostou, ficamos felizes!
Fotos belíssimas. É um destino que pretendo conhecer, e logo! Com certeza esse guia vai me ajudar bastante! Obrigada! ;)
Que bom que gostou! Você vai adorar a cidade! :)
Uma cidade cheia de cor e história! E muitas atividades para fazer! Adorei a postagem!
Sim repleta de cores e com muiiita história! :)
Show de bola! Já está salvo nos favoritos e subindo na listinha de próximos destinos. Parabéns pelo post, muito bem elaborado.
Que bom que gostou!
Suas dicas são valiosas... Eu estou planejando ir a Cartagena e gostei da parte das low costs. Também sobre se hospedar na cidade murada e ir para ilhas privadas. Tudo anotadinho, obrigada!
Cartagena é um destino incrível, que bom que ajudamos no seu roteiro! Boa viagem! :)
Eu sou fascinado por estes lugares que fazem parte da epopeia marítima que Portugal e Espanha empreenderam. 11km de muralha é mesmo muito! Este ano fui a Goa, na Índia e é espantosa a quantidade de fortalezas e igrejas bem ao estilo europeu que por lá encontramos. Espero um dia ir até aí!
Cartagena é a típica cidade do período colonial espanhol, muito interessante. Cheia de histórias das disputas, entre eles, os espanhóis, ingleses, holandeses e claro, os portugueses... Além da arquitetura, que destaca-se na América do Sul. Bem legal mesmo!
Uau, adorei o post, bem abrangente, incluiu tudo dentro e fora das muralhas. Cartagena está na minha lista de pendências há muito tempo, com certeza já favoritei para quando eu viajar.
Você vai adorar Fabio, é um super destino cinematográfico! ;)
Muita história guardada em Cartagena. Sua abordagem é muito completa. Só podemos agradecer. Abs
Que bom que gostaram pessoal! Abraços!
Adorei as dicas! Se tudo der certo ano que vem visitarei Cartagena! E já estou salvado esse Post aqui :-) bjs
Tomara que tudo de certo! Você vai amar! :)