Se você está buscando um lugar legal pra conhecer nas proximidades de Curitiba, neste post nós temos uma ótima dica! Conheça o Recanto dos Papagaios, ponto de entretenimento localizado a cerca de 55 km de Curitiba, onde é possível tomar banho de rio, de piscina, de cachoeira e de quebra usar as churrasqueiras do local! E sabe o que é o melhor? É tudo de graça! Confira:
Recanto dos Papagaios – Palmeira – PR
O Recanto dos Papagaios é um espaço de lazer localizado entre as cidade de Palmeira e Balsa Nova, nos Campos Gerais do Paraná.

O local possui dezenas de churrasqueiras espalhadas por uma imensa área verde às margens do Rio dos Papagaios. São 15 mil metros quadrados de área.
No rio há pequenas represas que formam piscinas naturais, pequenas cachoeiras e algumas corredeiras. Estes atrativos atraem dezenas de pessoas que buscam o local para passar o dia e se divertirem.

O nome “dos papagaios” deve-se ao fato de que o local recebe muitos papagaios em determinada época do ano. Logicamente, no passado os papagaios vinham em maior número, mas felizmente ainda é possível vê-los, mesmo que em menor número.

Não é preciso pagar nada e todos os atrativos do local são disponibilizados gratuitamente.
Logicamente é preciso chegar cedo para garantir as melhores churrasqueiras e os melhores lugares. Vale ressaltar que em dias de calor, principalmente nos finais de semana, o local costuma ficar bem cheio.

Também há uma boa quantidade de vagas para estacionar o carro, entretanto é necessário ficar atento, pois há relatos de arrombamentos de carros e furtos nos locais mais afastados.
Em todo caso, há um estacionamento privado onde é possível deixar o carro com segurança.
Vídeo no Recanto dos Papagaios:
Confira o vídeo que fizemos no Recanto dos Papagaios:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
O que fazer no Recanto dos Papagaios
Tomar banho de rio
O Recanto dos Papagaios tem como principal atrativo o Rio dos Papagaios, que atravessa o local disponibilizando piscinas naturais e corredeiras.

Há também um segundo rio menor que desemboca no Rio dos Papagaios. Este riozinho também dispõe de algumas piscinas naturais, corredeiras e até algumas pequenas cachoeiras.

A maioria das pessoas que vão até o local, vão para desfrutar do rio e se refrescar nos dias de calor.
No local há também serviço de aluguel de boias.
Fazer churrasco
Além do rio, outro motivo que atrai os frequentadores do recanto são as churrasqueiras. No local há dezenas de churrasqueiras espalhadas. Muitas ficam às margens dos rios, já várias outras ficam espalhadas pelo terreno.

Nos finais de semana chegue cedo para garantir os melhores lugares.
Tomar banho de Cachoeira
No Recanto dos Papagaios há algumas cachoeiras pequenas, mas como já foi mencionado acima, nas proximidades existem outras cachoeiras maiores.

As cachoeirinhas do recanto são pequenas, mas já matam a vontade de tomar um banho de cachoeira.

Para os exploradores de plantão e apreciadores das cachoeiras, vale a pena dar uma explorada na região e conhecer as demais cachoeiras.
Fazer trilhas
Há muitas pessoas que gostam de ir até esta região para explorar o local. Se você é do tipo que gosta de uma trilha, no Recanto dos Papagaios também existe esta possibilidade.

Nós não fizemos trilha alguma por ali, mas temos amigos que já foram até lá trilhar e acampar na região… Por falar em acampar na área do Recanto dos Papagaios em si, não é permitido acampar.
Ver a Ponte de Dom Pedro
A Ponte dos Papagaios, mais conhecida como a Ponte de Dom Pedro, é uma ponte histórica que cruza o Rio dos Papagaios dando acesso ao interior.

Foi construída entre os anos de 1876 e 1877 com autorização do imperador brasileiro Dom Pedro II. Sua inauguração aconteceu em 1880 com a presença da comitiva real.
A ponte foi considerada um marco da engenharia da época, sendo construída com pedras retiradas da região, sem o uso de pólvora. Diz a lenda que cada pedra utilizada na construção da ponte foi minuciosamente examinada pelo engenheiro responsável.

A Ponte de Dom Pedro encurtou a distância da antiga “Estrada do Mato Grosso” única ligação entre Curitiba e os municípios dos Campos Gerais. Hoje, além de atrativo turístico é obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.
Foi devido à ponte inclusive, que surgiu o Recanto dos Papagaios, logo depois que foi construída a BR-277, quando a ponte já não recebia tráfego intenso. O recanto surgiu como local de descanso para os viajantes que passavam pela região.
Jogar Bocha
No Recanto dos Papagaios tem até uma quadra de bocha. Então, se você gosta de jogar o esporte das bolas coloridas, tá aí mais um motivo pra conhecer o local.
Conhecer os atrativos da região
O recanto dos papagaios fica pertinho da Colônia Witmarsum, vale a pena dar um pulo lá pra comer alguma coisa, ou simplesmente dar uma passeada.
Outro atrativo interessante que fica pertinho é a Cachoeira do Panelão.
Infraestrutura
Uma das coisas que nos surpreendeu bastante quando visitamos o Recanto dos Papagaios foi a infraestrutura.
Pelo menos no dia em que visitamos o local estava muito bem cuidado. Churrasqueiras e quiosques com manutenção em dia, grama cortada, tudo bem pintado bonitinho, enfim, muito legal ver um espaço público cuidado com carinho.

Além de tudo que já foi mencionado acima, como churrasqueiras, quadra de bocha e quiosques, no local também há banheiros, lanchonete (no dia em que visitamos não estava funcionando) e posto policial (que atualmente está desativado).
Junto ao estacionamento particular, há também um restaurante e uma loja de variedades, confira:
Lanchonete/Restaurante e estacionamento Esteio da Amizade
Este estacionamento privado fica logo em frente à parte gratuita do Recanto dos Papagaios e além de estacionamento, também disponibiliza quiosques e churrasqueiras, além de um espaço de entretenimento.

Ao contrário da parte pública do Recanto dos Papagaios, onde não é permitido acampar, nesta propriedade é permitido acampar.
Além disso, há também uma trilha que dá acesso à algumas cachoeiras e um local chamado prainha. Nós ainda não percorremos toda a trilha, mas fomos até o local chamado de prainha.
Confira no vídeo abaixo como foi a experiência:
Como chegar ao Recanto dos Papagaios
O Recanto dos Papagaios tem acesso pela BR376/277. Para quem vai de Curitiba o recanto está a apenas 55 km de distância.
Após o posto da Policia Rodoviária Federal pegue a saída a direita sentido Palmeira (Foz do Iguaçu – Via Irati). A partir dali são mais 10 km aproximadamente até a entrada do recanto.
A pista é boa e pedagiada. Há um pedágio (R$8,10 – abril-2021) pelo caminho.
Dicas:
- Proibido Som alto.
- Não é permitido acampar no recanto.
- Recolha todo seu lixo.
- Leve repelente e protetor solar.
- Proibido arrancar plantas.
- Cuidado com a segurança em dias de menos movimento.
SERVIÇO:
Recanto dos Papagaios
Endereço: BR-277 s/n
Horário: 8h às 18h30
Entrada: Gratuita
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para ir ao Recanto dos Papagaios! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Curtiu este post sobre o Recanto dos Papagaios?
Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver alguma dica sobre o Recanto dos Papagaios, por favor deixe nos comentários. Por fim, se for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Muito obrigado e até o próximo post!
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:
+ Colônia Murici – Turismo Rural em uma Colônia Polonesa a 30km de Curitiba.
+ O que fazer em Superagui, paraíso isolado no litoral do Paraná.
+ 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.


