Sabe quando acontece um fato inesperado na sua viagem e você sente que estava no lugar certo na hora certa? Pois é, em nossa viagem à Ilha de Páscoa fomos convidados a ajudar no reflorestamento do vulcão mais antigo da Ilha, o Vulcão Poike, claro que topamos!
Estávamos caminhando pelas ruas de Hanga Roa (centro de Rapa Nui), quando passamos em frente ao posto de informações da ilha, o SERNATUR (Calle Policarpo Toro s/n). Entramos pra buscar mais informações sobre a ilha, descolar mapas etc, e recebemos uma proposta irrecusável…
No dia seguinte, às 7 h da manhã, sairia um ônibus com destino ao Vulcão Poike. Os integrantes deste ônibus seriam estudantes, funcionários do CONAF (Orgão responsável pelas florestas do Chile) e meia duzia de turistas sortudos. Todos estariam participando de um programa de reflorestamento na ilha, e nós estávamos sendo convidados a participar desta ação.
Não seria preciso falar que aceitamos a proposta de imediato, afinal de contas, além de estarmos contribuindo com o reflorestamento da ilha (o que pra mim é uma grande honra), ganharíamos transporte e acesso gratuito ao Vulcão Poike, que por sua vez, tem acesso restringido apenas a viajantes acompanhados de um guia local. De quebra participaríamos de um churrasco feito por autênticos Rapa Nuis.
Localizado no extremo leste da ilha, o Vulcão Poike é um dos 3 grandes vulcões que deram origem à Ilha de Rapa Nui. É o vulcão mais antigo da ilha e estima-se que tenha surgido depois de 2 grandes erupções, a primeira a cerca de 3 milhões de anos e a segunda a aproximadamente 900 mil anos.
Para chegar ao Poike, fomos até a base do vulcão em ônibus e depois subimos caminhando até o cume, através de uma trilha em campo aberto. O Cume do Vulcão Poike está a aproximadamente 400 metros acima do nível do mar.
No alto do vulcão passamos por alguns Moais caídos, sítios arqueológicos e pela caverna Ana o Keke, conhecida como “a caverna das virgens”. Esta caverna era o local onde jovens virgens ficavam recluídas pra que suas peles fossem branqueadas, para a participação de um ritual.
Foi nesse dia que conheci os “pontinhos” que estavam lá do outro lado do Vulcão Rano Kau, um casal de cariocas que também estavam integrando a “missão” do reflorestamento. Sorte minha conhecê-los, pois Julio, o carioca, ficava horrorizado comigo, que estava torrando no sol e virando um pimentão. Ele fazia questão de me emprestar o protetor solar – Dica importante: protetor solar é fundamental e sempre o mantenha em sua própria mochila, porque se você deixar no fundo da mochila de seu amigo ogro, terá que contar com a sorte de ter um cara gente boa por perto, pra emprestar um protetor, caso contrário vire um pimentão! :p
Continuamos a trilha que leva até a costa do vulcão e lá recebemos uma breve aula básica sobre a importância do reflorestamento, um treinamento de como fazer o plantio das mudas e partimos pro trabalho.
As mudas já estavam colocadas ao lado de buracos feitos por militares chilenos e na realidade nosso trabalho consistia apenas em colocá-las nos buracos de maneira apropriada, tapar com terra, adubo e recolher os sacos plásticos que envolviam as mudas.
Feito todo o trabalho, aproveitamos pra comer um delicioso churrasco. Comemos bastante, porque comer carne em Rapa Nui é um luxo, já que lá, a carne é bem cara. pra se ter uma ideia, um dia fomos fazer um churrasco no camping e pagamos uma fortuna (cerca de 40 Reais) em 1 kg de linguiça.
Voltamos pelo outro lado do vulcão e no caminho tivemos o prazer de contemplar visuais fantásticos, resumindo o dia, foi uma bela experiência, regada à paisagens fantásticas!
Foi muita sorte termos participado desta maravilhosa ação, eu me sinto muito orgulhoso de ter contribuído com uma ação tão nobre.
Espero ter a chance de voltar pra Ilha de Páscoa e ver minhas árvores lá no alto do Vulcão Poike!
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Uauuuuuuuuuu, é show suas reportagens.....vou segui-los
parabéns !
Obrigado Mariana, seja bem vinda!