Brasil

Rota das Cachoeiras de Corupá: 14 cachoeiras, trilha e muita natureza

Você gosta de trilhas, cachoeiras e contato intenso com a natureza? Neste post nós vamos mostrar um lugar que certamente é a sua cara! Conheça a Rota das Cachoeiras de Corupá, em Santa Catarina:

Rota das Cachoeiras de Corupá – Santa Catarina

Com 1.153,66 hectares a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – Emílio Fiorentino Battistella, mais conhecida como “Rota das Cachoeiras” é uma excelente opção de passeio para os aventureiros de plantão.

Rota das Cachoeiras de Corupá – Cachoeira do Suspiro.

Localizada na cidade de Corupá, no norte do estado de Santa Catarina, a Rota das Cachoeiras possui 14 cachoeiras que são encontradas ao longo de uma trilha formada em meio à mata.

>>> HOSPEDAGEM EM CORUPÁ: Encontre onde se hospedar em Corupá. Reserve agora e garanta agora o melhor preço. 

A cidade de Corupá está cercada pelas montanhas da Serra do Mar e fica em uma região com um ecossistema riquíssimo, sendo uma das últimas áreas de mata atlântica de Santa Catarina.

Corupá possui uma das maiores produções de bananas do sul do Brasil e recebe o título de capital catarinense da banana. Além disso a cidade também é conhecida como a capital catarinense das plantas ornamentais e capital das orquídeas.

Plantação de banana em meio a mata atlântica…

>>> LEIA TAMBÉM:

+ Conheça a Trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.
+
Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes. 
+ Conheça a Trilha Ecológica Morro dos Macacos, em Bombinhas.


A trilha da Rota das Cachoeiras

A trilha da Rota das Cachoeiras é de nível moderado com vários trechos bem inclinados que exigem algum preparo físico. O trajeto tem um desnível de aproximadamente 600 metros e é realizado pela trilha denominada “Passa Águas“, situada junto ao Rio Novo.

Trilha Passa águas.

Com aproximadamente 3 km de distância, a trilha Passa águas leva cerca de 4 horas pra ser percorrida da primeira até a última cachoeira.

Este tempo pode variar dependendo do condicionamento físico e/ou tempo de contemplação e registros fotográficos. Por este motivo, o acesso à Reserva é feito com horário controlado.

Na alta temporada, de novembro a fevereiro, é possível entrar na Reserva das 7h30 até as 15h, sendo que a rota fecha às 19h. Já na baixa temporada, de março a outubro, os visitantes têm acesso ao parque das 7h30 até as 14h e a reserva fecha às 18h30.

Acessibilidade

O acesso até a primeira cachoeira possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades motoras, já o resto do percurso é feito em trilha mata a dentro.

Acessibilidade até a primeira cachoeira.

Em alguns trechos mais críticos da trilha há escadarias, passarelas e pontes para facilitar a caminhada.

Além disso em alguns trechos também estão disponíveis banheiros, bancos para descanso e até algumas duchas para que os visitantes se refresquem. As duchas utilizam a própria água do rio.

Trilha bem sinalizada

A trilha é muito bem sinalizada e ao longo da Rota das Cachoeiras, existem diversas placas indicativas.

Placas informativas ao longo da trilha.

As trilhas indicam direção, nome das cachoeiras, distância percorrida, distância restante, distância até a próxima cachoeira, grau de dificuldade do território até a próxima cachoeira, além de outras informações.

Todas as cachoeiras vão aparecendo ao longo da caminhada e proporcionam inspiração pra continuar a trilha e não desistir. Como já falamos acima, a trilha exige um certo condicionamento físico, mas o esforço vale a pena.

Logicamente, cada um deve saber seu limite e se você sentir que não aguenta mais não insista muito, lembre-se que ainda tem a volta. Aprecie o caminho e curta a natureza.

Por isso é importante chegar bem cedo para ir fazendo a trilha no seu ritmo descansando se for necessário e assim chegar até o final da trilha.

A exuberância da flora na Rota das Cachoeiras.

Todas as cachoeiras

A Rota das Cachoeiras de Corupá é formada por 14 cachoeiras. Todas elas são alcançadas ao longo da trilha, com exceção da 13ª que está interditada.

Rota das Cachoeiras – Cachoeira da Surpresa.

Abaixo listamos todas as cachoeiras da rota e a distância de cada uma delas a partir da sede da reserva.

  • 1ª Cachoeira do Suspiro – distância: 100 metros;
  • 2ª Cachoeira da Banheira – distância: 400 metros;
  • 3ª Cachoeira dos 3 Patamares – distância: 600 metros;
  • 4ª Cachoeira da Pousada do Café – distância: 800 metros;
  • 5ª Cachoeira do Repouso – distância: 950 metros;
  • 6ª Cachoeira do Remanso Grande – distância: 1100 metros;
  • 7ª Cachoeira da Confluência I – distância: 1300 metros;
  • 8ª Cachoeira da Confluência II – distância: 1300 metros;
  • 9ª Cachoeira das Corredeiras – distância: 1400 metros;
  • 10ª Cachoeira do Tombo – distância: 1500 metros;
  • 11ª Cachoeira do Palmito – distância: 1600 metros;
  • 12ª Cachoeira da Surpresa – distância: 1700 metros;
  • 13ª Cachoeira do Boqueirão – (interditada);
  • 14ª Cachoeira do Salto Grande – distância: 2900 metros.
2ª Cachoeira – Da banheira
3ª Cachoeira – Dos 3 patamares
4ª cachoeira – Pousada do Café
9ª cachoeira – Das Corredeiras.

Salto Grande, a cereja do bolo

Lembre-se também que o esforço é válido e no final da trilha está a maior e mais bela cachoeira da rota, a Cachoeira do Salto Grande, que como o nome já diz, é grande!

Salto Grande, um dos maiores de Santa Catarina.

A cereja do bolo da Rota das Cachoeiras, tem cerca de 125 metros de altura e proporciona um belo e refrescante espetáculo! Aprecie, descanse e prepare-se pra encarar o retorno, que é mais leve pois é só descida.

Salto Grande – Rota das Cachoeiras – Corupá – SC

Antigamente era possível chegar até a cachoeira e mesmo com placas avisando sobre o perigo e pedindo para que as pessoas não chegassem perto, muitas pessoas arriscavam, desobedeciam as regras e iam até a base da cachoeira. Agora foi colocado uma cerca impossibilitando o acesso.

Estrutura do parque

Aliás, aproveitando que estamos falando na cerca que colocaram impedindo o acesso até a base do Salto Grande, vale ressaltar que comparando com o dia que visitamos a Rota das Cachoeiras pela primeira vez em 2014 para a última vez, em 2019, notamos que mudaram várias coisas.

As trilhas foram manejadas e muitos trechos ganharam mais acessibilidade através de pontes, escadas e passarelas.

Trilha com escadas, pontes e passarelas nos pontos de maior dificuldade.

Agora a trilha está bem mas fácil de ser feita do que antigamente, logicamente, ainda assim, certamente é necessário um bom preparo físico pra chegar até a última cachoeira.

Na entrada do parque também há lanchonetes, estacionamento, centro de informações, banheiros e duchas.

Banho proibido na maioria das cachoeiras

Desde 2009, quando duas mortes foram registradas, os banhos foram proibidos para os visitantes em quase todas as cachoeiras.

Apenas na 7ª cachoeira, a Cachoeira da Confluência, os visitantes estão autorizados a tomar banho, embora existam pessoas que entram nas outras, mesmo com a proibição.

Alma refrescante.

A Rota das Cachoeiras é um dos principais atrativos turísticos da região e atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Nos finais de semana do verão a Reserva costuma ficar bem lotada, portanto se tiver disponibilidade de tempo prefira os dias da semana ao invés dos finais de semana.

Existe ainda uma segunda trilha, a Trilha do Araçá, que liga a entrada da reserva até a ultima cachoeira de maneira direta. Esta já foi aberta ao publico, mas infelizmente atualmente está fechada.

Assista o vídeo sobre a Rota das Cachoeiras. Aproveita pra se inscrever no canal.

Como chegar a Rota das Cachoeiras de Corupá.

O Município de Corupá-SC, está localizado à 123 Km de Blumenau, 140 Km de Curitiba, 210 Km de Florianópolis e 720 Km de Porto Alegre.
É possível chegar a Corupá através da BR-101. O acesso é feito através do trevo de São Francisco do Sul, sentido a cidade de Jaraguá do Sul. De Jaraguá é preciso seguir por mais 20 km aproximadamente, até chegar em Corupá.
Também é possível chegar a Corupá através da BR-116. Neste caso pra quem sai de Curitiba o deslocamento é pela BR-116, sentido Porto Alegre, onde ao passar o Município de Mandirituba, no trevo junto ao Posto 47, acessa a estrada que liga ao Município de São Bento do Sul-SC, e pela BR-280 sentido Jaraguá do Sul, por 35 Km, até a rotatória de entrada do Município de Corupá.
Chegando em Corupá, o acesso pra a Reserva é bem sinalizado. Para chegar na Rota das Cachoeiras é necessário percorrer uma estrada de cascalho (bem conservada) de 14 Km, a partir do trevo da cidade.

Onde se hospedar em Corupá

Hotéis e Pousadas:

Tureck Garten Hotel (8,9) – 2,5 km do centro – 17 km da RDC.
Pousada ECO (7,4) – 1,8 km do centro – 15 km da RDC.
Pousada MR ( ) – 1,9 km do centro – 14 km da RDC.

Casas: 

Corupá/SC, Seminário – Casa Inteira, Exclusiva (8,8) – 2,2 km do centro – 14 km da RDC.

Camping:

Rio Novo – Camping – Tel: (47) 99738-8780 – 13 km do centro – 1,2 km da RDC.
Carvalho – Camping – Tel: (47) 99160-0064 – 14 km do centro – 19 km da RDC.

Dicas:

  • Lembre-se de usar roupas leves, tênis (ou de preferência bota para trilha) protetor solar e repelente.
  • Não esqueça de levar alguma comida como frutas/barras de cereais e muita água.
  • Animais domésticos são proibidos na Reserva, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.
  • A Reserva possui uma boa infra-estrutura e próximo a entrada disponibiliza estacionamento, lanchonete, banheiros, chuveiros e churrasqueiras.
  • Não há venda de ingressos na sede da Reserva.

SERVIÇO:

Rota das Cachoeiras, Corupá

Endereço: Rua Rio Novo Alto, s/nº

Telefone: (47) 3375-2232 E-mail: rotacachoeiras@gmail.com

Valor do ingresso: R$20 por pessoa.

Horário de funcionamento: A Rota das Cachoeiras funciona todos os dias.
– Alta temporada – de novembro a fevereiro – entrada na Reserva das 7h30 até as 15h. Fecha às 19h.
– Baixa temporada – de março a outubro – entrada na Reserva das 7h30 até as 14h.
Fecha às 18h30.

Atenção: Os ingressos não são vendidos na Reserva. É possível comprá-los em dois pontos de vendas, ambos ficam na estrada de acesso à reserva: Supermercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo (antigo Conrad). O ingresso cuta R$ 20 por pessoa – atualizado em 11/09/2018 – (menores de cinco anos não pagam).

Importante:  Um leitor nos relatou sobre não ter conseguido comprar ingresso em um dos pontos de venda (Camping e Restaurante Rio Novo), pois segundo ele, o estabelecimento estava fechado antes do horário informado no blog oficial da Rota das Cachoeiras (15h no verão e 14h no inverno). Portanto, se for chegar mais tarde, a dica é ir direto ao Supermercado Fossile.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Corupá e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo. ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide. (atrativos internacionais).

– Está pensando em alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Gostou deste post sobre a Rota das Cachoeiras de Corupá?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Corupá deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE SANTA CATARINA. 

+ Conheça a Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos – SC. 
+ Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.


Salve este post no Pinterest para ler quando quiser! – Conheça nosso painel.

Salve esta imagem em seu Pinterest.
Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Muito lindo esse lugar! Deve ser revigorante um banho de cachoeira em meio a tanta beleza natural! Adorei o post!

        • Olá Osorio, tudo bem? Olha, não é possível acampar lá, porém, existe um camping próximo que se chama "Restaurante e Camping Rio Novo". Abraço.

    • já fui 2 vezes e já estou me preparando para a próxima esse ano... ahhh pra quem gosta na última cachoeira da pra escalar por detrás dela hehehehe, e a visão é incrível lá de cima

      • Nós também estamos nos programando pra voltar lá mais uma vez Esequias... ahhh mas pelo que sabemos não pode fazer isso aí que você está sugerindo não hein! hehehe!

        • Olá Cleiton, tem sim. Você vai de carro até a portaria da reserva e logo terá que percorrer uma trilha onde estão as cachoeiras. Qualquer coisa pergunta mais uma vez. :)

          • Atenção: Os ingressos não são vendidos na Reserva. É possível comprá-los em dois pontos de vendas, ambos ficam na estrada de acesso à reserva: Supermercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo (antigo Conrad). O ingresso cuta R$ 20 por pessoa – atualizado em 11/09/2018 – (menores de cinco anos não pagam).

  • Que delícia de dica!!!
    Já fiquei querendo conhecer cada cantinho só pelas fotos e descrições.!
    Passeio maravilhoso.!

  • Genteeeee!! Para tudoo!!
    Que lugar mais lindo. Como eu nunca ouvi falar dele? Quero ir e vou usar todas essas dicas aqui.

  • Não conhecia essa rota, muito obrigado pela dica, você acha que é pesado para crianças? Meus filhos tem 8 e 10 anos, você acha que é arriscado levar eles?
    Um grande abraço!

    • Olá Luan. Se pretende fazer o circuíto todo, eu não acho que seja apropriado ir com crianças. Existem alguns trechos ingrimes e de certa forma escorregadios. Acho melhor não levar as crianças.
      Se quiser levar, você pode ir até as primeiras cachoeiras, sem ir até o fim do circuíto. :)
      Todavia, se tiver bastante experiências em trilhas aí a história muda. De qualquer forma é um risco.

    • Sou trilheiro,sempre q dá fazemos as serras paranaenses...e tenho 2 filhos uma de 4 e outro de 7 anos, e levamos eles juntos em muitas trilhas. É só se informar com a base do IAP(aqui nas serras Paranaenses) qual trilha vc pode estar levando as crianças...mas claro,toda responsabilidade é sua papai e mamãe...
      Já em Corupá, por ser um parque pago, as trilhas são bem cuidadas e largas, só íngrime...ou seja dá pra levar tranquilamente as crianças sim, desde que papai e mamãe não se esqueçam q estão com seus pimpolhos kkkk, agora, tem parte que é perigoso de queda sim...e isso até para adultos,(as pedras nas cachoeiras). Quedas por usar tênis inadequado e por pisar nas pedras erradas(NÃO PISE NAS PEDRAS QUE TEM LIMO, EXTREMAMENTE ESCORREGADIAS) já vi uma moça cair lá e abrir o supercílio, mas como disse...é só evitar essas pedras que estão cobertas com camadas pretas ou esverdeadas, e escolher onde pisar com cuidado ao atravessar de um lado para o outro da cachoeira. Se está com seu filho(a) e não quer arriscar por sobre as pedras,só não atravessar para outro lado do rio e continue no lado da trilha!

  • Eu não sou uma pessoa muita natureza (amo uma cidade), mas admito que fiquei com vontade de conhecer essas cachoeiras. As fotos estão lindas =)

  • que lugar digno de cartão postal, as cachoeiras são espetaculares Ita! Eu adoro ir em cachoeiras, quando morava em Brasília ia muito nas cachoeiras no Goiás, lá também têm várias e muito bonitas!

    • Estaremos indo pra lá agora no carnaval! Vamos pra Chapada dos Veadeiros, conhecer um pouquinho destas belezuras. ;)

  • Itamar, vocês como sempre mandando muito bem!!! Cara esse é o meu tipo de role! Mto bom, fora que você detalha muito, parabéns MESMO! Creio que vcs gostaria de conhecer minha terra natal, Botucatu, a terra da aventura!

  • Uauu, estou encantada com tanta beleza. Sou apaixonada por trilhas, e gosto dessas que exigem um pouco mais de esforço, mas em compensação estão recheadas de paisagens incríveis. Com certeza um lugar do Brasil que adoraria conhecer. Tanta cachoeira linda não é, amei amei amei :)

    Abraços

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais