Brasil

Salto Santa Rosa e Salto Puxa-Nervos – Tibagi – Paraná.

No post de hoje vamos te mostrar 2 belas cachoeiras localizadas nos Campos Gerais Paranaenses! Se você gosta de Eco turismo e de paisagens bonitas confira este post e conheça as cachoeiras Salto Santa Rosa e Salto Puxa-Nervos, em Tibagi, no interior do Paraná.

Salto Santa Rosa e Salto Puxa Nervos – Tibagi – PR

Tibagi – Paraná

Tibagi fica no interior do Paraná, a cerca de 220 km ao noroeste de Curitiba. Tem como base de sua economia a agricultura, sendo o 2º maior município do estado.

Por ser tão grande é de se esperar que o município tenha muitas belezas naturais e certamente Tibagi não nos decepciona quanto a isso!

Tibagi – Paraná

Entre seus belos atrativos destaca-se o Cânion Guartelá, o sexto maior cânion em extensão do mundo e um dos atrativos naturais mais interessantes do estado do Paraná.

Nós já fizemos um post completo sobre os principais atrativos de Tibagi e hoje queremos falar um pouco mais sobre o Salto Santa Rosa e sobre o Salto Puxa-nervos, duas cachoeiras que ficam na zona rural de Tibagi e são imperdíveis em uma visita à cidade.


LEIA TAMBÉM: 

+ O que fazer em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná. 
+ Lapa – PR. Conheça a cidade que mudou a história do Brasil.
+ 9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.


Salto Santa Rosa

O Salto Santa Rosa é a mais bela das cachoeiras de Tibagi, com pouco mais de 60 metros de altura e grande vazão.

Salto Santa Rosa – Tibagi

Está localizado em uma propriedade particular no bairro de “Barreiro”, a aproximadamente 18 km do centro da cidade.

Para ter acesso à cachoeira é necessário pagar uma taxa de R$15,00, o que também dá direito a usufruir da infraestrutura da propriedade.

Infraestrutura do local – Piscinas, churrasqueiras e toboágua

No local há um pequeno museu com objetos antigos, churrasqueiras, quiosques, lago, caiaques/pedalinhos para o lago, Campo de bocha e futebol, além de algumas piscinas que utilizam a própria água do rio.

Lagoa e quiosques e churrasqueiras.

Entre estas piscinas há uma maior, com um pequeno toboágua. A estrutura do toboágua está com aspecto de ser meio velha, mas ainda assim, dá pra se divertir bastante.

Piscina com Toboágua
Piscina com Toboágua

No local não há venda de produtos, nem refeições, mas há uma infraestrutura razoável para que as pessoas levem suas coisas de casa para passar o dia, fazer um churrasco etc.

Vista aérea da propriedade.

Nos feriados e finais de semana de calor o local é bastante frequentado pelos moradores da região, que utilizam as dependências da propriedade para passar o dia. Então você já sabe, em feriados há possibilidade de muvuca, música alta e zoeira…

Quanto à cachoeira, o acesso é feito a partir de uma trilha bem tranquila, de aproximadamente 400 metros, que parte das piscinas.

É proibido nadar no poço da cachoeira

A cachoeira é muito bonita e tem um grande poço, mas infelizmente não é permitido entrar na água. Nós perguntamos o motivo e nos falaram que existem alguns ferros no fundo e por isso é perigoso mergulhar ali.

Salto Santa Rosa – Tibagi.

Ainda assim, a visita certamente vale a pena e se você quiser dar uns mergulhos, poderá fazer isso nas piscinas disponíveis, ou em algumas piscinas naturais e pequenas cachoeiras que ficam no alto de uma montanha localizada ao lado da sede da propriedade.

Trilha, piscina natural e cachoeiras

Após uma trilha íngreme de aproximadamente 800 metros há um conjunto de pequenas cachoeiras e piscinas naturais.

Trilhas e piscinas naturais no Salto Santa Rosa.

É possível tomar banho nestas piscinas e cachoeiras e além disso, dali de cima também é possível ter uma bela vista da região dos Campos Gerais.

Como já foi citado acima, no Salto Santa Rosa não há nada para venda, nem água, nem comida, nem nada.

Também não há hospedagem. Entretanto, uma boa dica é visitar também a cachoeira vizinha, o Salto Puxa-Nervos, onde há uma pousada com um pequena restaurante e também é possível comprar água, refrigerante, etc.

Confira o vídeo que fizemos quando visitamos o Salto Santa Rosa:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal

Salto Santa Rosa – Contato: (42) 98812 1266; (42) 98812 3827

Salto Puxa-Nervos

O Salto Puxa-Nervos fica na propriedade vizinha à propriedade do Salto Santa Rosa, praticamente uma ao lado da outra.

Salto Puxa-Nervos – Tibagi

É uma cachoeira de aproximadamente 45 metros de altura com vazão um pouco menor do que a vazão do Salto Santa Rosa.

Ao contrário do vizinho, no Salto Puxa-Nervos é possível banhar-se, entretanto não há  um poço. A base do Salto Puxa-Nervos é formada por grandes rochas, embora também tenha um espaço agradável formado por areia.

Salto Puxa-Nervos – Tibagi

O acesso ao Salto Puxa-Nervos é feito a partir de uma pequena trilha de aproximadamente 600 metros. É preciso pagar R$5,00 para acessar a cachoeira.

Há também uma trilha que leva à cabeceira da cachoeira, entretanto, segundo os donos da propriedade, esta trilha só é liberada com acompanhamento de guias.

No dia que estávamos lá uma das pessoas que estava lá acampado nos disse que subiu esta trilha sem guia e disse que foi tranquilo.

Infraestrutura do local – Pousada, Restaurante e Camping.

É possível pernoitar na propriedade do Salto Puxa-Nervos. No local há uma pousada e também há espaço para Camping.

Camping – Salto Puxa Nervos

A pousada disponibiliza um pequeno restaurante, onde é servida uma deliciosa refeição caseira feita no fogão a lenha.

Comida caseira – Tibagi.

No espaço para Camping há ponto de luz, água, banheiros e cozinha comunitária.

O espaço do Camping fica mais afastado e em dias limpos é favorável para observação das estrelas. Adoramos!

Salto Puxa-Nervos – Contato: (42) 98813-4669

Lendas, mistérios e curiosidades

A principal lenda da região é a emblemática história sobre um suposto padre que paira sobre as águas da cachoeira. Segundo contam, o padre guarda um tesouro escondido na região…

Há muitos relatos de moradores que afirmam ter visto o padre em noites e lua cheia, porém até hoje ninguém achou o tal tesouro, ou pelo menos se acharam ninguém contou…

Se há um padre na cachoeira Santa Rosa, ou não, a gente não sabe, mas o fato é que nós já passamos por uma situação inusitada quando acampamos no Salto Puxa-Nervos.

Resumido a história vimos uma fogueira que foi armada pelos campistas que estavam acampados junto conosco pegar fogo sozinha… Na mesma noite também vi um vulto no meio do nada e a Patricia ouviu alguém falar com ela, porém não havia ninguém quando isso aconteceu…

Camping – Salto Puxa-Nervos – Tibagi

Você pode conferir um pouco mais desta história e conhecer o Camping e o Salto Puxa-Nervos no vídeo que fizemos por lá:

Outra curiosidade, porém menos misteriosa, se refere à origem do nome do Salto Puxa-Nervos.

O nome se originou com o esforço feito na subida da trilha que vai até a cabeceira da cachoeira, que segundo contam, é de puxar os nervos…

Como chegar ao Salto Santa Rosa e ao Salto Puxa-Nervos:

É muito fácil chegar aos Saltos Santa Rosa e Puxa-Nervos. Ambos estão localizados a menos de 20 km do centro de Tibagi. O acesso é feito através da Rodovia Caetano Mendes, uma estrada rural em condições razoáveis.

Como chegar ao Salto Santa Rosa e ao Salto Puxa-Nervos

São 6 km de pavimentação poliédrica e 12 km de estrada de cascalho. A estrada é transitável para qualquer tipo de veículo e dá acesso a ambas as cachoeiras.

Para chegar às cachoeiras há bastante sinalização e o GPS também se encarrega de nos conduzir até as cachoeiras com exatidão.

As duas cachoeiras ficam praticamente juntas e assim que você chega na última bifurcação, uma placa indica que para a direita é a entrada do Salto Santa Rosa e para a esquerda é a entrada do Salto Puxa-Nervos. Não tem erro.

>>> ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro para explorar Tibagi e as belezas dos Campos Gerais do Paraná. 

Onde se hospedar em Tibagi

Como já foi mencionado acima, há uma pousada no Salto Puxa-Nervos. Infelizmente não há opção de reserva on line. Para entrar em contato com a pousada ligue para: (42) 98813-4669

Além desta pousada há outras opções de hospedagem na região de Tibagi, algumas com opções de entretenimento bastante interessantes.

Listamos abaixo outras opções de hospedagem em Tibagi:

Itáytyba Ecoturismo (8,6)
Pousada Longe Vista (8,6)
Pousada Aguaraguazu (8,6)

*Nota de avaliação referente a data original deste post.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Tibagi e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar Tibagi e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre os Saltos Santa Rosa e Puxa-Nervos?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Tibagi deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:

O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.
Parque Estadual de Vila Velha, um dos principais atrativos do Paraná.
Buraco do Padre – Uma das cachoeiras mais belas dos Campos Gerais. 
+ Recanto Saltinho – Cachoeira, camping e natureza a 80 km de Curitiba.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Que show esse passeio às cachoeiras de Tibagi!
    Uma pena que não pode nadar na Salto Santa Rosa, mas concordo que mesmo assim a visita deve valer a pena!

    Você acha que vale a pena passar ao menos uma noite na região? Ou ir no esquema bate-volta já é de bom tamanho?

    Obrigado!

    • Olá Murilo! Sim, a visita vale a pena mesmo! É um lugar super legal!

      Vale a pena pernoitar na região sim, além das cachoeiras, dá pra conhecer os demais atrativos da região, principalmente o Cânion Guartelá, que é incrível.

      Um abraço!

  • Confesso que não tinha ouvido falar no Salto Santa Rosa e Salto Puxa-Nervos em Tibagi mas amei saber. Estou pesquisando locais de ecoturismo para conhecer pós pandemia e o Paraná está em minha lista de destinos. Obrigada por compartilhar, já vou incluir em meu roteiro.

    • Olá Luciana!
      Isso mesmo, o Paraná está cheio de lugares maravilhosos para conhecer! Tenho certeza que será uma ótima opção pós pandemia!

      Um abraço!

  • Poxa, que pena que não é possível tomar banho na cachoeira Salto Santa Rosa, mas ainda bem que há as piscinas naturais maravilhosas. Também adorei saber sobre o Salto Puxa-Nervos e já me imagino comendo as maravilhas do fogão à lenha! Haha Aliás, eu não conhecia nenhum dos dois lugares e fiquei encantada.

  • Uau, eu não fazia ideia desses locais no Paraná. Adorei saber sobre as cachoeiras de Salto Santa Rosa e o Salto Puxa Nervos, eu amo esse tipo de turismo, é o que mais faço! Mesmo não podendo nadar na Salto Santa Rosa, ela é linda para admirar.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais