Taganga é um vilarejo de pescadores que fica a aproximadamente 6 km da cidade de Santa Marta. Já foi um povoado Hippie e hoje sobrevive principalmente da pesca e do turismo. Taganga também serve como base para visitar o Parque Nacional Tayrona, motivo principal pelo qual a cidade torna-se um verdadeiro reduto de viajantes.
Quando se chega à Taganga, a primeira impressão não é das melhores e você até sente uma sensação de abandono. Entretanto, assim que você se acostuma com as ruas de pedras, cheias de buracos e cheia de cães vira-latas dividindo o espaço com cavalos e galinhas, você logo começa a gostar de Taganga…
Quando você dá uma volta pelo vila, dá uma boa olhada ao seu redor e vê toda beleza existente no vilarejo, você gosta mais ainda.
Pra ter certeza que você realmente está gostando de Taganga, basta pegar um pôr do sol, ou até mesmo um amanhecer. Aí sim, você terá certeza de que Taganga de fato está em seu coração.
>>>LEIA TAMBÉM:
+ O que fazer em Cartagena de Indias – Guia Completo
+ Medellin – Surpreendente! Muito mais do que esperávamos!
O povoado de Taganga em si, é bem simpático, mas não apresenta muita coisa pra fazer, possui uma pequena praia com uma orla bonitinha, alguns quiosques, alguns bares, pequenos restaurantes e só.
A praia de frente ao povoado é bem pequena, com alguns barcos ancorados e apesar de ter bastante gente tomando banho, a melhor opção é ir até uma das outras praias que existem na vizinhança.
Lembre-se de que os atrativos que realmente atraem os turistas para este local estão espalhados pela região.
Taganga também possui uma das igrejas mais antigas da Colômbia, a Iglesia San Francisco de Assis. Existe até quem diga que esta igreja foi construída antes da Catedral de Santa Marta, considerada a mais antiga da Colômbia.
Taganga também é um dos pontos de mergulho mais populares da Colômbia. A cidade possui dezenas de centros de mergulho, mas recomenda-se que quem for mergulhar certifique-se sobre as condições de segurança e qualidade da escola, pois existem relatos de escolas que não são muito bem preparadas.
Em Taganga existem 2 caixas eletrônicos, mas nos dias em que estivemos lá, ambos não estavam funcionando e pelo que pareceu, já fazia bastante tempo. Recomendamos que quem for ficar em Taganga agilize tudo que precisar em Santa Marta.
A praia mais próxima é a Playa Grande, que fica ao lado do povoado de Taganga, separada apenas por um morro.
Pra chegar lá, existem 2 opções:
A primeira opção é através de uma trilha que atravessa o morro, em uma caminhada de aproximadamente 30 minutos.
Nós íamos pela trilha, mas quando pedimos informações pro pessoal do hostel, um perguntou pro outro tipo – “eles querem ir pela trilha, o que você acha?” – olharam pra minha câmera e como não querem nada disseram com uma cara meio estranha: “melhor não”…
Entendi o recado e optei pela segunda opção, que é pagar cerca de 6.000 pesos por pessoa (ida e volta), para que um barquinho atravesse você até o outro lado do morro em 5 minutos.
Depois fiquei sabendo que existem relatos de vários roubos à turistas ali na trilha do morro.
Mesmo assim, se alguém for arriscar passar o morro, vale a pena observar as casas que foram construídas para veraneio, no estilo das casas dos Indios Tayronas.
A praia é mais bonita que a prainha vizinha, mas também não é aquele paraíso caribenho do cartão postal, embora neste dia em que visitamos a praia, o tempo também não tenha ajudado muito.
A água é verdinha, até meio transparente, e bem calma, é convidativa pra um mergulho, mas infelizmente alguns objetos como garrafas pets, latas e embalagens plásticas estão boiando na água.
Falta um pouco mais de conscientização dos colombianos, afinal de contas o lugar é muito bonito e é preciso cuidar!
Também estão na água, os ambulantes e os vendedores de sorvetes (sim existem vendedores de sorvetes dentro da água).
Levamos um pouco de azar de pegar um dia em que o tempo estava bem nublado, mas mesmo assim estava bonito.
Na praia existem várias cabanas, chamadas estaderos. Estas cabanas alugam cadeiras, guarda sol, snorkel e também servem refeições…
Os visitantes são disputados a unha pra que se “alojem” em uma destas cabanas e deixem alguns pesos por ali.
Nós ficamos em um destes quiosques estaderos e também almoçamos nele. Na hora de escolher o prato (que é peixe) uma surpresa! Simplesmente, trazem uma bandeja com vários peixes diferentes, recém pescados e você escolhe qual vai querer e como vai querer que prepearem(frito ou assado).
A refeição custou 20.000 pesos pra duas pessoas e estava uma delicia!
Pra quem tem mais tempo e espirito explorador, é possível ir até outras praias mais afastadas através de uma trilha que parte dali da Playa Grande.
Nós não chegamos a ir, mas ficamos sabendo que as praias são muito bonitas e quase desertas. Os barcos que levam até estas praias, são encontrados no centro de Taganga.
Pra comprar coisas pra comer e tudo mais, nós sempre utilizamos o supermercado Exito de Santa Marta (e fizemos isso em praticamente todas as outras cidades que estivemos na Colômbia).
Além da vantagem de que as vans que vão pra Taganga passam em frente do Exito, o mercado tem bastante promoções do dia, o que ajuda no orçamento.
Nós sempre utilizamos a cozinha do Hostel, com exceção ao dia que fomos para a Playa Grande e um dia em que comemos peixe em um dos quiosques da Orla de Taganga (10.000 pesos cada refeição).
Taganga também é a base pra quem parte de Barco pro Parque Nacional Tayrona.
De Taganga é possível chegar ao Tayrona em barcos, alternativa mais rápida e menos cansativa, logicamente mais cara.
Além dos barcos existem agências que levam ao Parque via terrestre. Nós optamos em só contratar o serviço de transporte até o Parque.
Apesar de pequeno, o vilarejo possui bastante opções de hospedagem, nós ficamos no Hostel Villa Mary e adoramos.
É um lugar pequeno e simples, bem familiar com atendimento super atencioso. Pagamos 40 mil pesos nos quartos privados superiores, sem ar-condicionado, mas não passamos calor não, poque os quartos são bem frescos e o ventilador é mais que suficiente.
Taganga tem um clima bem mais ameno que Cartagena, com uma brisa agradável e constante. A parte superior do hostel também possui uma bela vista da região.
Hospedagem em Taganga, Contato:
Hostel Villa Mary – http://hostelvillamary.altervista.org/ Cra 3 Nº 15-09 Centro Tel: +57 (5) 421 91 60 Email: villamary14@hotmail.com
Encontre onde se hospedar em Taganga aqui, no Booking.com.
Pra chegar em Taganga, é preciso chegar a Santa Marta primeiro. De lá existem vans que vão à taganga e passam nas principais ruas do centro de Santa Marta, como a “Carrera 5ª“.
É só perguntar pra qualquer local onde estão as vans que vão à Taganga, ou ficar ligado nos berros de “Taganga, Taganga, Taganga” que os cobradores das vans gritam enquanto pendurados às portas. O preço das vans é de cerca de 2.000 pesos.
Também é possível ir em táxi (aproximadamente 10.000 pesos).
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:
– Encontre e reserve sua hospedagem em Taganga, Santa Marta ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e além disso ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre Taganga deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:
+ Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá.
+ Passeio de barco em Cartagena – Isla Baru e Islas Rosários.
+ Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo.
+ Como é subir o Cerro de Monserrate em Bogotá.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais