A Praia do Rosa possui várias trilhas lindas, para todos os tipos de aventureiros. Nós fizemos a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia do Luz e mostramos agora como foi nossa experiência. Confira:
Índice desta matéria
Depois de passarmos o dia anterior caminhando na belíssima trilha que liga a Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, decidimos acordar cedo e encarar mais uma trilha.
Desta vez, escolhemos a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia do Luz. Esta trilha é bem mais curta, mas com paisagens tão incríveis quanto a trilha do dia anterior.
Sem a bagunça dos vizinhos do Hostel, como na noite anterior conseguimos acordar um pouco mais cedo, tomamos café e seguimos pro outro lado da Praia do Rosa.
Fomos pro Rosa Sul, que logicamente, fica no canto oposto do Rosa Norte, de onde partimos pra trilha até a Praia da Ferrugem no dia anterior.
Como não sabíamos ao certo onde era o inicio da trilha, estacionamos nas proximidades dos restaurantes existentes na praia e seguimos caminhando até o início da trilha.
>>> HOSPEDAGEM: Encontre onde se hospedar na Praia do Rosa. Reserve agora e garanta o melhor preço!
Pelo caminho encontramos diversas pessoas paradas sobre as encostas do canto do Rosa Sul e logo percebemos que estas pessoas estavam observando as baleias francas.
Paramos e não demorou muito até que avistamos as bichinhas, ou melhor as “bichonas” pois são enormes. Demais!!!
Dali de onde ficam os restaurantes até o inicio da trilha, são 10 minutos de caminhada aproximadamente.
Até da pra evitar este trecho estacionando mais perto, isso no inverno, pois no verão, se você achar uma vaga em qualquer lugar, considere-se feliz.
>>> LEIA TAMBÉM:
+ Rota da Baleia Franca – Experiência incrível no litoral de Santa Catarina.
+ Farol de Santa Marta, um paraíso no litoral sul de Santa Catarina.
+ Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.
A trilha começa em um portão de madeira com um grande gramado, uma pequena estrada e muitas vacas.
Logo no início da trilha há um pequeno trecho de subida e seguindo alguns metros logo chega-se em um gramadão onde existe uma espécie de bifurcação.
NEsta bifurcação à esquerda a estrada vai até um mirante natural no alto do Morro do Canto Sul.
Já pro lado direito tem início a trilha que vai até a Praia do Luz. Bem ne verdade a trilha só começa após uma pequena “porteira anti-vaca” que fica um pouco a frente. A partir dali podemos dizer que de fato estamos na trilha que liga a Praia do Rosa à Praia do Luz.
Na ida nós seguimos a trilha que vai até a Praia do Luz, mas já que falamos do mirante que fica no alto do morro, não podemos deixar de citar que seguindo a trilha até a Praia do Luz, pouco adiante desta bifurcação, também existe um mirante natural e vou falar: sua vista é simplesmente deslumbrante!!!
Ah! Neste mirante natural também tinha uma galerinha observando as baleias. Tinham algumas por ali! Nós demos mais uma olhadinha e seguimos a trilha!
Logo passamos uma porteira de madeira (feita pra que as vacas não tenham acesso a trilha) e então seguimos por um caminho que faz com que você divida a atenção com a beleza da Praia do Luz, que fica lá em baixo, e com o próprio caminho, que é um pouco acidentado, com muitas pedras. Esse trecho na mata é bem tranquilo. Não é longo e só desce (na ida).
Levamos cerca de 15 minutos pra descer e dar de cara com o visual deslumbrante da Praia do Luz!
A Praia do Luz é uma praia quase deserta, que além de ser acessada pela trilha, também pode ser acessada com carros.
A praia é muito bonita e é bem procurada pelos surfistas e praticantes de windsurfe, stand-up paddle e kitesurfe. Na praia do Luz costuma ventar bastante, o que afasta um pouco os banhistas.
Nós fomos caminhando até o final da Praia do Luz, justamente até o Morro (acho que é um Sambaqui, mas não tenho certeza) que faz divisão com a Praia de Ibiraquera, também em Imbituba.
Deste pequeno morro, além de visualizar a Praia do Luz, é possível observar a Ilha do Batuta, que fica bem em frente, e a Praia de Ibiraquera.
Curtimos um pouco do visual e regressamos sentido Praia do Rosa. A trilha que era toda descida na ida, se tornou subida, mas não é nada de mais! Bem tranquila!
O problema mesmo foi que nós encontramos um grupo de ciclistas (em uma corrida, ou sei lá o que) pelo caminho e não posso deixar de relatar isso pra que os organizadores destes eventos se liguem!
Nós estávamos subindo a trilha e fomos surpreendidos com várias bikes que vinham em sentido oposto. Como estavam disputando algo, quase passaram em cima da gente! Fomos obrigados a entrar no meio da mata pra deixar os “caras da bike” seguirem.
Eram aproximadamente 30 pessoas! Tivemos que esperar todos passarem, já que não arriscamos seguir a trilha pra correr o risco de sermos atropelados por bicicletas.
Vale ressaltar que esta trilha é feita por várias pessoas, incluindo mulheres, crianças e idosos.
Na minha opinião, quem organiza um evento deste deve no minimo alertar as pessoas no início da trilha, ou até mesmo restringir a passagem das pessoas em determinados pontos. Poderiam causar um acidente facinho, facinho!!!
Depois que passaram todas as bikes, seguimos a trilha e logo estávamos no Mirante Natural de frente a “bifurcação” novamente. Claro que não deixamos de ver o que tinha lá no alto daquela estrada, já que até então não sabíamos.
Do Mirante Natural da “bifurcação” subimos o pequeno morro que fica bem no canto sul da Praia do Rosa e de lá nos deparamos com outro Mirante Natural.
Na verdade, o “mirante” é formado por diversas pedras que proporcionam uma vista sensacional da Praia do Rosa e também das Praias do Sul de Imbituba!
Ficamos lá no mirante contemplando toda aquela beleza, sem ninguém por perto e ainda fomos presenteados com a exibição de mais baleias.
E de lá de cima a vista fica bem favorecida… Pena que falta lente pra pegar a baleia com mais detalhes!
Dali do Mirante a estrada segue mais pra baixo, fomos até lá, mas não demos sequência, quando a trilha prosseguiu através da mata. Acho que ela vai até o costão, mas não tenho certeza!
Qualquer dia voltamos pra ver onde é que ela acaba! De qualquer forma a vista a partir do Mirante é lindíssima! Vale a pena dar uma esticadinha até lá!
Do Mirante do alto do morro da costa sul da Praia do Rosa, voltamos pro Rosa Sul e seguimos desfrutando a belíssima Praia do Rosa.
O tempo de caminhada da Praia do Rosa até a Praia do Luz é de aproximadamente 30 minutos e não apresenta dificuldades.
Pra chegar ao Mirante do Morro, a partir da “bifurcação” são gastos mais ou menos 20 minutos, dependendo de seu condicionamento físico. É um trecho um pouco mais ingrime.
Uma última dica: se você não tem tanta afinidade com trilhas e prefere fazer trilha de maneira mais segura, sem correr risco de errar o caminho e descobrindo curiosidades do local através das explicações de um guia, sugerimos que você entre em contato com a Agência Amo Garopaba Turismo – (48) 99858-6623.
Além desta trilha da Praia do Rosa até a Praia do Luz a Amo Garopaba Turismo disponibiliza várias outras trilhas e passeios pela região. Nós mesmos fizemos um roteiro cultural desbravando Garopaba – Rota da Baleia Franca e adoramos!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
– Encontre e reserve sua hospedagem na Praia do Rosa e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo, ou Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.
– Alugue um carro para explorar Imbituba e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre esta trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia do Luz deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O SANTA CATARINA:
+ Expressões e gírias de Itajaí – SC – Conheça o vocabulário peixerês!
+ Conheça a Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos – SC.
+ Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC.
+ Rota das Cachoeiras de Corupá: 14 cachoeiras, trilha e muita natureza.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
O Litoral Brasileiro é incrível. É muito bom saber de novos caminhos e rotas com vistas incríveis como essa. Apesar de estar em um lugar com um litoral bem bonito também (Tailândia), sinto falta do Brasil!
Sem duvida Caio! Eita! Só na Tailândia, rsrsrs! Aproveita! ;) Abraço!
Que lugares maravilhosos!! :) A cada foto a vontade é fazer a mochila e partir! Fantástica sugestão para quando eu andar pela região...
Verdade Rui, vivemos com esta vontade constantemente. rsrsr ;)
Eta Brasilzão lindo! Imbituba é demais :)
;)
Que trilha encantadora. E que visual! Essas baías são lindíssimas, não admira que as baleias gostem de passear por aí. Só achei estranho ver tantos carros no areal. Acho mesmo que não combina.
Pois é em Santa Catarina, aqui no sul do Brasil, é bem comum em algumas praias... Também acho que não é legal, mas...
Wow! Que praias paradisíacas, dá mesmo vontade de visitar! Obrigado pelas fotos e dicas.
Obrigado a você pela visita! :)
Que lugar, temos muito ainda pra se ver no Brasil! Adoro trilhas, ainda mais essas beirando o mar! Lindas fotos, dá vontade de conhecer mesmo!
Verdade Larissa, o Brasil tem tanta coisa linda pra ver. :)
Saudade destas praias! Já andei muito por estes caminhos... Sempre ia de carro até Garopaba e passava quase um mês por lá. Lindo! Adorei rever toda esta beleza. Lindas foto!
É uma região muito linda né! Também adoro de paixão!
Que post maravilhoso! Já fui a alguns lugares na tentativa de ver baleias, mas nunca tive sorte. Você poderia me dizer em qual mês do ano o passeio foi feito?
Oi Mariana,a temporada das baleias em SC vai de julho a novembro. Ainda dá tempo! ;) Elas estão lá, lindonas!!!
Itamar, tenho que confessar...quase não consegui ler teu post até o fim! Sou gaúcha, estou morando em Madrid e a medida que ia lendo foi me dando uma saudade... Vendo tuas fotos deu vontade de largar tudo e pegar o primeiro voo!! Amo Santa Catarina, passo as férias sempre lá e conheço o Rosa. É lindo!!! Mas esta trilha nós não fizemos. Um bom motivo para voltar ao Rosa!!!
Quem conhece morre de saudades né Juliane! É um lugar incrível mesmo! :) Ótimo motivo pra voltar! ;)
Estou combinando com uma galera de ir em novembro, alguem tem indicação de hospedagem? vamos em 13 pessoas por enquanto. O ideal seria uma casa.... Se alguem puder ajudar com indicação fico agradecida :)
Existem muitas opções de casas pra alugar por lá, infelizmente não peguei nenhum contato, mas em breve estaremos voltando e se até lá, talvez possa te ajudar! :)