América do Norte

Tula de Allende, a cidade dos guerreiros Toltecas – México.

Mesmo sendo um importante sítio arqueológico, Tula De Allende está longe de receber os milhares de turistas diários que algumas cidades mexicanas recebem. Nós resolvemos conhecer a cidade dos Guerreiros Toltecas, que definitivamente não está na rota da maioria das pessoas que visitam o México.

Tula de Allende

Tula de Allende é o sítio histórico tolteca mais importante do México. Foi um importante centro urbano dos anos 900 até 1200, quando abrigou uma cidade de cerca de 16Km², com população estimada em aproximadamente 40 mil pessoas.

O emblemático Cactos mexicano.

Há quem diga que a localidade foi a capital Tolteca, até que o império caiu, devido a disputas internas e invasões de outros povos.

Tula de Allende fica localizada a pouco menos de 100 km da Cidade do México e é uma ótima alternativa pra um bate e volta a partir da capital mexicana.

O que fazer em Tula de Allende

A cidade de Tula de Allende realmente não possui muitas coisas pra conhecer, o grande destaque e único motivo que faz com que as pessoas se desloquem até lá, sem dúvidas, é a Zona Arqueológica e os Atlantes de Tula.

Cores de Tula de Allende.

Zona Arqueológica de Tula

Localizada a aproximadamente 2 km do centro da cidade, a Zona Arqueológica de Tula, a mais importante da cultura Tolteca, é o maior atrativo da pequena cidade de Tula de Allende.

Os Gigantes de Tula…

Estrategicamente posicionada sobre uma colina, o complexo que outrora abrigou Tollan Xicocotitlan, suposta capital Tolteca, está em ruínas e boa parte do que se vê hoje são restaurações, já que as edificações originais sofreram com o passar dos séculos e com todos os conflitos, incêndios, saques e invasões, que originaram o fim dos Toltecas na região.

O maior destaque da Zona Arqueológica é o imponente Templo de Quetzalcóatl, ou simplesmente a Pirâmide B.

Templo de Quetzalcóatl.

A Pirâmide B destaca-se frente as demais edificações existentes no México, por possuir em sua superfície estátuas gigantes de 4 guerreiros, os famosos Atlantes de Tula, com 4,6 metros de altura. Acredita-se que os guerreiros de pedra eram apoios para um suposto teto.

Paty e os Atlantes de Tula.

No complexo destacam-se ainda dezenas de pilares que restaram do Palacio Quemado, o Gran Vestibulo, o Muro das Serpentes (ou Coatepanttli) e os 2 campos do Jogo de bolas (Juegos de Pelotas). 

Percebe-se o quão imponente era o complexo antes do colapso e também dizem, que as formações lembram muito o complexo de Chichén Itza. Existe até uma teoria que diz que o rei Tolteca foi expulso de Tollan Xicocotitlan  e fugiu para a Península de Yucatán.

Zona arqueológica de Tula de Allende.
Ruínas do Palacio Quemado e Pirâmide B.
Palácio Quemado.
Seria isso uma espécie de placar com crânios, ou sala de troféus.

Também existe um pequeno museu que fica na entrada principal, mas nós acabamos não visitando porque entramos pela entrada sul.

É possível chegar até a Zona Arqueológica caminhando a partir da rodoviária, ou em Táxi (60 pesos aproximadamente). Nós fomos caminhando e aproveitamos pra conhecer um pouco mais da cidade de Tula de Allende.

Andador Turístico de Tula.

O deslocamento é fácil: após chegar ao centro (uns 5 minutos desde a rodoviária), o acesso até a Zona Arqueológica é feito através do Andador Turístico Quetzalcóatl, um calçadão cheio de casinhas coloridas e calçada com formato de serpente (em menção à Quetzalcóatl). O calçadão liga a Plaza de la Constituición até uma pequena Ponte Pênsil, sobre o Rio Tula. A partir da Ponte é preciso subir uma pequena ladeira até chegar na entrada sul do complexo.

Detalhes das casas pelo caminho até a Zona Arqueológica.

Quando chegamos na entrada estava tudo fechado e só tinham 2 velhinhos fazendo alguns reparos nas calçadas. Perguntamos e nos falaram que aquela entrada não estava funcionando e que teríamos que caminhar até a entrada principal, conversa vai, conversa vem e depois que falamos que eramos brasileiros, os simpáticos senhores deixaram que entrássemos, de graça! Bom, talvez tenham ficado com dó, pois teríamos que caminhar mais um bom trecho com aquele sol forte na cabeça…

O preço do ingresso, para quem não encontrar os simpáticos velhinhos, é de 65 pesos.

Catedral de San José

A Catedral de Tula foi um dos primeiros conventos construídos no México, tendo sua construção iniciada em 1543 pelos franciscanos. Venho a se tornar Catedral da cidade de Tula De Allende por ordem do papa Juan XXIII. A igreja conta com 5 estilos arquitetônicos, com destaque para fachada renascentista e o interior em formato gótico com abóbodas decoradas com ouro.

Catedral de San José.
O interior da Catedral de São José.

A Catedral parece muito com uma fortaleza e diz a lenda que existe um túnel que liga a igreja até a Zona Arqueológica.

Lateral da Catedral de San José.

Museu Sala Histórica Quetzalcóatl

O pequeno Museu inaugurado em 1998, possui um mini acervo que mostra um pouco da história da região. São 3 andares com peças arqueológicas, pinturas, esculturas, fotografias, artesanatos e outros objetos. O Museu fica quase de frente à entrada lateral da Catedral de San José.

Acervo Sala Histórica Quetzalcóatl.
Acervo Sala Histórica Quetzalcóatl.

Jardin de Tula/Plaza de La Constituición

A praça principal da cidade é o lugar ideal pra um descanso depois da visita à Zona Arqueológica. A praça é repleta de árvores e flores e está cercada de lanchonetes, sorveterias, restaurantes e cafés. Nós aproveitamos pra descansar, comer e também pra observar o movimento tranquilo dos mexicanos que passam por ali.

Esperamos um tempão por um ventinho pra bandeira tremular, mas tava difícil.

Como chegar a Tula de Allende

Para chegar a Tulla de Allende a partir da Cidade do México, é preciso chegar à Central de Autobuses del Norte, ou simplesmente Terminal del Norte. O Terminal fica junto a estação de metro Autobuses del Norte, na linha amarela.

São 2 empresas que fazem este trajeto, ambas estão na sala nº8 do Terminal del Norte. Fique atento pois existem 2 rotas – uma direta com tempo de viagem de aproximadamente 1h 20min e uma linha pinga-pinga que faz o trajeto em cerca de 1h 45min.

As empresas que fazem este trajeto são a Autobús Valle del Mezquital (AVM) e a Ovinibus. O custo é de aproximadamente 150 pesos.

Onde ficar em Tula de Allende

Como nós fizemos apenas um bate e volta desde a Cidade do México, não temos indicação de lugar pra ficar, mas você pode encontrar um bom lugar pra ficar no Booking.com.

Booking.com


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Tula de Allende, na Cidade do México, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro no México!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO

Conheça a encantadora Puebla, no México.
O que fazer em Cholula, a cidade da maior pirâmide do mundo. 
Conheça as Cascatas Petrificadas de Hierve el àgua, no México. 
Árvore de Tule, a árvore mais grossa do mundo. 


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No México nós usamos a hastag #dmecnoMexico


Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Nossa, que lugar interessante! Passamos três meses no México no início do ano e não chegamos a conhecer Tula de Allende, acredita? Apesar disso, fomos em várias zonas arqueológicas do país e amamos demais conhecer mais sobre a história mexicana.

  • Uau! Que lugar lindo e cheio de histórias. Fui apenas uma vez para o México, mas já tenho intenções de retornar para conhecer esse cantinho e novos outros tb.

  • Tula de Allende, a cidade dos guerreiros Toltecas: Marcado no mapa! Bela descoberta. A pensar ir ao México em 2017... uma bela sugestão :)

  • Ah, Itamar! Eu, como sou a louca das ruínas, iria adorar conhecer Tula de Allende. Que pena que ainda não está na rota da maioria dos vijantes.

  • que cidade é essa Ita, eu deixei de conhecer várias cidades mexicanas, mas que bom que posso voltar sempre, fiquei ainda com mais vontade de voltar ao México e conhecer cidades tipo Tula, adoro as cidades do interior!

  • Eu fico fascinado com o que as civilizações pré-colombianas fizeram nas Américas. Belíssimas as estruturas dos antigos palácios toltecas. Adorei a postagem, fiquei com muita vontade de conhecer. Abraços!!!

  • Tenho esta enorme paixao por zonas arqueologicas, fiquei fascinada com o mundo dos maias quando viajamos america central. Mas a tula de allende tambem me parece bem, gostei muito das casinhas coloridas.

    Viver a Viajar

  • Visitar sítios arqueológicos é uma experiência ímpar. Ainda não conhecia esta, mas gostei muito do post e das dicas para visitar o Templo dos Guerreiros Toltecas

  • geeente imagina se tivessem terminado essa obra, como seria louco ver um salão com aqueles 4 guerreiros de quase 5 m de altura!!! como pode né, faziam umas obras gigantescas dessas ai sem máquinas!!! omgg

  • Que incrível esses gigantes! Realmente eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Sempre bom conhecer lugares novoa através dos amigos bloggers!!
    Adorei as cores vivas das casas!

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais