Passamos um dia em uma cidade cubana que pouca gente costuma conhecer. Fomos até a nem tão turística Holguin, quarta maior cidade de Cuba e capital da província de mesmo nome. Confira agora como foi esta experiência:
Localizada no sudeste da ilha, Holguin é a capital da Província homônima, Holguin, uma das províncias mais populosas de Cuba. A Província de Holguin ficou famosa por ter encantado Cristóvão Colombo, que, segundo diz a lenda, quando chegou a região declarou ser “o mais belo país que os olhos humanos já viram” .
A cidade de Holguin foi fundada com o nome de San Isidoro de Holguín em 1545. É a quarta maior cidade de Cuba e tem o apelido de Cidade dos Parques, já que possui vários parques espalhados pela cidade.
Holguin fica a cerca de 70 km de Guadalavaca, uma das praias mais belas de Cuba e principal motivo de termos passado pela cidade! No final das contas, acabamos não conhecendo Guadalavaca e passamos o dia em Holguin.
SEGURO VIAGEM: Viaje pra Cuba com segurança. Contrate agora seu seguro agora e viaje mais tranquilo.
Saímos de Santiago de Cuba com a intenção de conhecer a praia de Guadalavaca, que fica na Província de Holguin, a cerca de 70 km de sua capital.
Como não conseguimos alugar um carro em Santiago de Cuba, pensamos em alugar em Holguin, cidade menor, que recebe menos turistas etc.
Chegamos em Holguin pela manhã, deixamos nossas mochilas no guarda-volumes da rodoviária e fomos até o centro tentar alugar um carro. Depois de 15 minutos de caminhada chegamos ao centro, lá achamos a loja que aluga carro e descobrimos que esta loja só abriria às 10h30. Como ainda eram 8h da matina, fomos conhecer um pouco da cidade!
Voltamos pra loja às 10h30 e ainda estava fechada, na verdade estava aberta, mas não tinha ninguém.
O vizinho disse ” o rapaz foi ali e já volta”. Ficamos esperando até 11h30 até que o rapaz “já” voltasse. Quando ele chegou, nos comunicou que saiu porque não tinha mais carro disponível.
Já fica a dica, se for pra Cuba alugue um carro com antecedência. Na primeira vez que estive no país dava pra alugar carro na hora numa boa, já na segunda vez (no caso esta vez de Holguin) não conseguimos de jeito nenhum.
Já tínhamos tentado alugar o carro em Santiago e também não tínhamos conseguido. Com a ascensão turística à ilha, a frota de carros pra alugar não está sendo suficiente.
Pois bem, a estas alturas do campeonato já era meio dia e como pretendíamos alugar um carro e ir passar o dia em Guadalavaca, pra no dia seguinte seguir para outras praias, seguindo pra Havana, já tinha ficado meio tarde.
Tentamos encontrar um jeito de chegar até Guadalavaca, mas só nos recomendaram táxi, que pra eles, os cubanos, sai 1 Cuc, no máximo 2 Cucs. Já pra turistas o valor aumenta pra 30/40/50 Cucs. Como as horas estavam passando e não arranjamos uma estratégia efetiva, acabamos mudando o plano.
Passamos o dia em Holguin e de lá partimos pra Santa Clara. Saímos às 19h e chegamos lá pelas 4h da matina em Santa Clara!
Como ficamos na cidade, aproveitamos pra conhecê-la. Embora a cidade seja bem agradável, praticamente não recebe turistas e ao contrário de Havana, Trinidad, Santa Clara e Varaderos da vida, onde podemos tropeçar nos turistas, em Holguin não vimos nenhum.
Ainda que não atraia muito turistas, a visita a cidade é bem interessante e nós gostamos bastante. Mesmo que não tenhamos conseguido ir a Guadalavaca, que era nosso objetivo!
Pra você que está pensando em conhecer a cidade, listamos alguns dos principais pontos de interesse de Holguin:
O primeiro lugar que nos chamou a atenção, isso logo que deixamos a rodoviária com destino ao centro da cidade, foi uma praça com enormes esculturas metálicas, referenciando o clássico literário Dom Quixote de la Mancha, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. A Plaza El Quijote, foi a primeira praça que conhecemos na “cidade das praças”.
Pelo caminho já começamos a ver as construções em estilo neoclássico francês, assim como as construções de Cienfuegos. Muitas casas bem bonitinhas que continuam até o centro da cidade. No centro, as construções estão em melhores condições e muitas tem aspecto de restauração recente.
Quem nos conhece sabe que gostamos de caminhar sem rumo pelas cidades e descobrir Holguin desta forma foi um verdadeiro prazer! Em Cuba, independente de onde e em que horário, dá pra andar sem medo em qualquer lugar que seja. Caminhamos por todos os lados e conversamos com algumas pessoas, tomei até uns goles de Run com uns rapazes “buena onda”.
“El Parque” como é chamado pelos moradores locais, é o coração da cidade. Tem uma estátua de Garcia no centro e ao seu redor estão alguns dos principais atrativos de Holguin, como o prédio do Museu Provincial de História – La Periquera, o Centro de Arte, a Casa de La Trova e a Biblioteca Alex Urquiola.
O que mais nos chamou atenção na praça foram os alunos que estavam tendo aula ao ar livre. Aliás, nós que chamamos a atenção deles. Em Cuba é bem comum você se deparar com turmas inteiras de estudantes tendo aulas fora das salas. Não perguntamos porque, mas imaginamos que seja devido ao calor.
Em Holguin, ao contrário de outras cidades turísticas, onde os alunos já estão habituados com a presença de turistas filmando e fotografando, os estudantes fizeram uma bagunça na aula, fazendo poses e dando muitas risadas. Tivemos que sair e dar uma volta, antes que os professores nos mandassem vazar dali porque estávamos atrapalhando a aula.
Localizada a cerca de 2 quadras do parque que leva o nome de seu antigo dono, a casa onde morou o General Calixto Garcia abriga um pequeno museu que conta a história deste que foi o responsável por retomar as cidades de Holguin, Bayamo e Las Tumas das mãos dos espanhóis.
Oficialmente chamado Parque Carlos Manuel de Céspedes, o parque possui uma estátua do fazendeiro cubano, que se tornou combatente, lutando contra os espanhóis. Cespedes, o “Pai da Patria”, como é chamado, libertou seus escravos, incentivando-os a unirem-se à luta anticolonialista. Na praça, além da estátua de Cespedes, está um monumento em homenagem aos heróis da Guerra da Independência. Também destaca-se a Iglesia San José, que teve suas torres utilizada pelos independentistas como posto de vigilância.
A Plaza de la Revolución de Holguin, oficialmente chamada Plaza Mayor General Calixto García Íñiguez fica a cerca de 2,5 km do centro da cidade. Possui um grande monumento em homenagem aos heróis da independência cubana, o Mausoléu de Calixto Garcia e também um monumento à mãe de Garcia. A praça é o local onde acontecem as festas da cidade e as manifestações politicas, como a famosa comemoração do 1º de maio. Recentemente a Plaza de la Revolución recebeu a presença ilustre do Papa Francisco.
Oficialmente chamado Parque Julio Grave de Peralta, o Parque é conhecido por ser o antigo mercado das flores desde os tempos da colônia espanhola. Ainda hoje é possível encontrar vendedores de flores por lá. Como destaque temos a Catedral de San Isidoro, que é a principal igreja da cidade. Por falar em espanhóis, foi neste local que o espanhol García Holguín fundou a cidade.
Por ali também encontramos um centro de treinamento de boxe, onde por muito pouco não pudemos observar os jovens talentos do boxe cubano treinando. Quando chegamos tinha acabado de encerrar o horário de treinos.
Por sorte, não muito longe dali conseguimos observar outro projeto, porém dedicado às meninas. No local várias garotinhas treinavam passos de danças, como Ballet.
O Bulevar (com esta grafia mesmo) é uma das principais ruas da cidade e liga os 3 parques centrais mais importantes: o Parque Peralta, o Parque Calixto Garcia e o Parque San Jose. Nesta rua, que na verdade é um calçadão, estão vários restaurantes, bares, sorveterias e lojas. No meio do caminho ainda está uma simpática estátua de uma dama com um guarda chuva, que não lembramos o significado (se lembrar edito aqui)…
Museu com acervo constituído por inúmeros animais empalhados, moluscos, insetos etc. O que de fato chama a atenção é a arquitetura do local. Bem ao lado deste museu está o Museu Vivo, dedicado a inúmeras espécies de peixes que constituem a fauna cubana.
Localizada a cerca de 3 km do Parque Calixto Garcia, a Loma de la Cruz é o ponto mais alto da cidade com 275 metros de altura. Pra chegar ao cume é preciso encarar uma escada de 465 degraus, que ao seu final proporcionará uma linda vista panorâmica da cidade e região. No alto do morro, além da Cruz que dá nome ao morro, também existe um posto de guarda construído pelos espanhóis.
Meio longe do centro da cidade o Mirador de Mayabe é outro ponto de onde é possível observar a cidade do alto. Fica a 10 km do centro e tem como destaque um restaurante onde dizem ter um burro que toma cervejas.
Além do burro bebedor, é possível conferir um visual deslumbrante dos campos de Holguin. Por lá também existem ringue de brigas de galo, infelizmente…
Isso ae viajantes! Espero que vocês tenham gostado deste post! Até a próxima!
Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Holguin através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de ajudar a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências em Cuba através da Civitatis.
CARRO: Está pensando em alugar um carro em Cuba!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.com. Além de economizar, você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. @Melevaviajar em todas as redes. Se possível se inscreva também em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Holguin e região deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CUBA
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana.
+ Como tirar o visto de Turista de Cuba (Tarjeta del Turista).
+ Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Dá para ficar em Holguin por uma semana no Hotel e sair para se divertir?
Olá André. Eu não ficaria uma semana em Holguin, mas se você tem bastante tempo em Cuba nada te impede de ficar! Um abraço! ;)
Boa noite ola pessoal nossa lendo essas coisas que voces relatam sinceramente parece que estou em Cuba rrsr muiTO bom mesmo saber coisas desse pais que pretendo ir alias ja estava com vontade de ir inclusive essa cidade Holguin mas agora lendo esse artigo assim como outros com outras informaçoes nossa a vontade aumentou até por que conheco gente em Holguin e em Havana e tambem em Pinar del Rio alias voces poderiam falar um pouco sobre Pinar del Rio pois ainda nao vi nada de la Pra mim QUANTA MAIS DISCRETA E TRANQUILA A CIDADE MELHOR assim como as praias E por falar nelas nao falaram da praia de holguin Prefiro ir em e´poca de movimento de menos de gente Só nao entendi como eles sabem quem é e quem nao é turista kkkkk tem algo identificando? AH o que mais me chamou atenção messes relatos que ja li sobre suas viagens a Cuba é a segurança no país isso é um ponto positivo pena que no meu entender o custo de vida em Cuba seja caro mais caro até que no Brasil e o pais
nao seja liberal como é no Brasil abraços e obrigado por de uma certa forma nos transportar a cuba sem sair daqui com essas informaçoes tao uteis um dia se Deus quiser quero conferir tudo ao vivo Deus os abençoe Sou Marcos Ferreira de Cachoeiro de Itapemirim Es terra de um idolo brasileiro dos cubanos o cantor Roberto Carlos
Olá Marcos!!! Pois vá mesmo meu amigo, você vai adorar! Olha, não fomos a Piñar del Rio ainda, mas voltaremos à Cuba em breve. A gente não conseguiu ir até a praia de Holguin também.
Ahh, eles sabem quem não é turista principalmente pelo idioma, falar o español caribeño de Cuba não é pra qualquer um e isso eles percebem com 2 ou 3 frases, hahah!
Cuba é muito segura mesmo, o país mais seguro em que já estivemos, sem duvidas!
Espero que você vá pra lá em breve, se isso acontecer volta aqui pra contar como foi a experiência! Grande abraço e boa viagem!
AH AINDA SOBRE CUBA EU NAO VI EM SUAS HISTORIAS POR AI FALAR EM MOTOCICKETAS EM CUBA NAO HA MOTOCICLETA?
Olá Marcos, olha, pra falar bem a verdade não lembro de ter visto muitas motos por lá! Lembro algumas, mais bem poucas.