O Vale da Lua de La Paz é um dos principais atrativos da capital administrativa da Bolívia. Suas formações rochosas são super interessantes e conhecê-las é sem dúvida um dos passeios mais legais em La Paz. Confira neste post como foi nossa experiência:
Localizado na parte sul de La Paz, o Vale da Lua (Valle de la Luna) é um dos passeios mais clássicos da cidade e sem dúvida um dos mais interessantes.
Normalmente este passeio é realizado com agências e é feito em conjunto com outros passeios, principalmente com o passeio ao Monte Chacaltaya. Porém, visitar o Vale da Lua por conta própria é bem fácil e se você preferir, poderá fazê-lo de maneira independente, como fizemos.
O Vale da Lua de La Paz é caracterizado por suas formações rochosas esculpidas ao longo de milhares de anos pela ação da erosão, ventos e chuvas.
No local há centenas de formações pitorescas com destaque para vários arenitos pontiagudos que lembram grandes estalagmites.
Além disso, o vale está localizado em uma região com vários cânions e penhascos, o que torna o passeio ainda mais interessante.
O circuito percorre esses cânions e penhascos através de trilhas, pontes de madeiras, mirantes naturais e paisagens incríveis.
É sem dúvida alguma um passeio sensacional para fazer em La Paz, não deixe de conhecer.
Confira o vídeo que fizemos no Vale da Lua, em La Paz. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Na primeira vez que visitei La Paz, troquei a visita ao Vale da Lua pelo jogo de futebol entre o time do Bolivar e o The Strongest, os dois principais times de La Paz.
Naquela ocasião fiz o passeio ao Pico Chacaltaya e o passeio ao Vale da Lua estava incluído no tour, porém preferi deixar o passeio de lado pra ver o futebol. Assistir o principal clássico boliviano foi uma experiência incrível, porém sempre senti muito por ter deixado de visitar o Vale da Lua.
Anos se passaram e regressei à Bolívia, agora junto com a Patricia. Desta vez não deixei a oportunidade escapar e finalmente fui conhecer o Vale da Lua de La Paz.
Ao contrário da primeira vez, quando faria o passeio ao Chacaltaya + Vale da Lua com agência, desta vez o passeio foi feito por conta própria.
Usamos o transporte público para ir e voltar e foi super tranquilo. Compramos ingressos no local (15 Bolivianos – Cerca de R$12,50), ficamos aproximadamente 2 horas dentro do parque e encontramos poucas pessoas por lá. Como o local é bem grande, dificilmente precisamos ficar esperando alguém sair do lugar pra tirar foto, ou ficar sozinho, etc.
O passeio é realizado por entre os arenitos em um circuito autoguiado. Há pontes de madeira, há mirantes e muitos lugares bem interessantes. Algumas formações lembram figuras e recebem nomes, o que nos faz lembrar de nosso Parque de Vila Velha, que fica aqui pertinho de Curitiba.
Outro fator que chama a atenção são as cores dos arenitos. Um efeito visual ainda mais belo com a alternância de colorações em cada parte do parque.
Devido às características geológicas das formações rochosas, o local supostamente lembra o solo lunar e por este motivo chama-se Vale da Lua.
Até aí tudo bem, já que em cada canto há um lugar com o mesmo nome. São muitos vales da lua espalhados por aí, mas o Vale da Lua de La Paz tem uma lenda que pode ser interessante e diferente dos demais.
Segundo diz um conto local, quem colocou o nome “Vale da Lua” foi o próprio Neil Armstrong, o astronauta que supostamente teria pisado na lua. Diz a lenda que em 1969 ele esteve na cidade para ver um jogo entre Bolivar x The Strongest (o mesmo que fui assistir na primeira visita à La Paz) e no dia seguinte, em uma visita a um campo de golf próximo ao vale comentou que o local parecia a lua. Pronto, assim surgiu o Vale da Lua de La Paz.
Se esta história é verídica ou não, não sei, mas não deixa de ser interessante e bem famosa em La Paz.
A maneira mais fácil de chegar ao Vale da Lua é através de passeios privados feitos por agências. Como citado acima, a maioria dos passeios são feitos em conjunto de outros passeios, principalmente com o passeio ao Monte Chacaltaya.
Se você tiver interesse em fazer este passeio casado, é possível contratar com segurança aqui, de maneira antecipada. O passeio irá ao Chacaltaya e ao Vale da Lua.
Ainda é possível chegar ao Vale da Lua com táxi, Uber ou transporte público. Utilizando táxi e Uber não tem erro, basta pedir para ir ao Vale da Lua e pronto, já para pegar o transporte público é preciso ficar atento. Pegue o ônibus em frente à Igreja San Francisco com destino a localidade Mallasa, pergunte se vai até o “Valle de la Luna”.
O Vale da Lua pode ser visitado ao longo de todo o ano, porém é importante levar em consideração que o local deve ser evitado em dias chuvosos, já que neste caso o local torna-se bem escorregadio, o que pode ser perigoso devido aos penhascos etc.
Evite também o horário da tarde, já que pode ser mais difícil achar Uber/táxi e/ou ônibus para voltar para La Paz. Pela manhã além de haver mais disponibilidade de transporte é mais difícil de você encontrar com as vans de tours voltando do Chacaltaya.
SERVIÇO:
Vale da Lua de La Paz (Valle de la Luna)
Endereço: CWM4+3C4, La Paz, Bolívia
Telefone: +591 78937547
Horário: Diariamente das 8h às 17h.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em La Paz através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências em La Paz através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais