Brasil

Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros no Carnaval.

O Vale da Lua é um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Suas formações rochosas lembram o solo lunar e atraem milhares de turistas. Nós visitamos o Vale da Lua em pleno feriado de carnaval e contamos como foi a experiência. Confira:

Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua é uma das atrações mais famosas e peculiares da Chapada dos Veadeiros. Suas formações rochosas foram modeladas pela erosão fluvial originada pelas águas do Rio São Miguel. Dizem que as formações parecem com as crateras lunares, daí seu nome.

O Vale da Lua da Chapada dos Veadeiros.

É um dos atrativos mais visitados na Chapada dos Veadeiros, sendo considerado como um dos passeios imperdíveis em uma visita a região.

>>> HOSPEDAGEM: Encontre a melhor opção de hospedagem em Alto Paraíso, reserve agora e garanta o melhor valor. 

Como é visitar o Vale da Lua

Embora tenhamos chegado a Alto Paraíso pela madrugada, levantamos bem cedo pra começar a explorar as atrações da região. Como não dormimos direito decidimos fazer as trilhas mais leves, que são justamente as trilhas das atrações que ficam próximas a Alto Paraíso, entre elas está o Vale da Lua, o primeiro lugar que decidimos visitar nesta trip.

Bem vindos ao Vale da Lua.

Para chegar ao Vale da Lua a partir da cidade de Alto Paraíso, que era onde estávamos hospedados, é preciso percorrer a estrada que vai até o vilarejo de São Jorge.

Depois de estacionar o carro, é preciso ir até uma pequena edificação onde você deve assinar um termo de responsabilidade e pagar R$20,00 pra ter acesso ao Vale da Lua (o estacionamento já está incluso).

Orientações para os visitantes.

Neste local tem banheiros e também existe uma pequena lanchonete, onde vendem água, coco gelado, refrigerante, pastel etc.

Do lado esquerdo da bilheteria fica o inicio da pequena trilha de 600 metros, que dá acesso ao famoso Vale da Lua.

Trilha Fácil

A trilha não apresenta dificuldade, mas é bom utilizar um calçado fechado, de preferencia tênis, ou botas para trilhas. Não pela trilha em si, mas sim porque o Vale da Lua é um dos lugares onde mais acontecem acidentes na Chapada dos Veadeiros. Estes acidentes devem-se as suas formações rochosas, já que muita gente tropeça, escorrega, etc.

Já aconteceram inclusive acidentes fatais, ocasionados pelo uso de chinelos/sandálias. Então, use um calçado fechado para chegar até lá e para andar no vale. É mais seguro!

Chagada ao Vale da Lua.

Aliás, já que entramos neste assunto, vale a pena chamar bem a atenção pra que todo mundo tenha muito cuidado, quando forem visitar o Vale da Lua. Como já foi mencionado, acontecem muitos acidentes no Vale da Lua. Não arrisque! Todo cuidado é pouco! Preste muita atenção pra não estragar com seu passeio e nem com o passeio dos outros.

Além do perigo de ocorrerem acidentes, vale ressaltar que o Vale da Lua também é considerado como um dos locais de mais riscos na Chapada dos Veadeiros no período de chuvas (que vai de novembro a abril). É no período de chuvas que costuma acontecer o fenômeno chamado Cabeça d’água, quando o volume do rio aumenta de forma violenta e repentina. Portanto fique esperto com as chuvas!

Mas não fique assustado, é só ter prudência, que nada irá acontecer!

Voltando a trilha, ao longo do caminho existem alguns mirantes naturais de onde é possível observar toda a exuberância e beleza da Chapada dos Veadeiros.

Visual incrível da Chapada dos Veadeiros.

Formações rochosas impressionantes

Em mais alguns metros chega-se a tão esperada atração. O cenário é realmente impressionante e as formações rochosas realmente lembram o solo lunar, será!?… pelo menos acho que lembram, já que nunca estivemos na lua pra ver… 😮 De qualquer forma, são formações realmente incríveis.

As pitorescas formações do Vale da Lua.

As formações esculpidas pelo Rio São Miguel ao longo de cerca de 600 milhões de anos, fazem a alegria dos turistas que além de tirar fotos se divertem nas 3 piscinas naturais existentes no local.

Vale da Lua.
Piscina natural do Vale da Lua.

No período de chuvas a piscina nº 1 fica fechada e a piscina de nº 2 é aberta dependendo do nível do rio. Vale ressaltar que existem funcionários da propriedade que trabalham como salva-vidas e cuidam dos “banhistas”. Também existem cordas sinalizando limites a serem respeitados.

Nós entramos apenas na piscina de nº 3 que é uma piscina que tem uma pequena cachoeira. Ficamos no Vale da Lua até 11h30 e de lá fomos para a Fazenda São Bento que é onde estão as cachoeiras Almecegas I e Almecegas II.

Um refrescante banho na piscina 3 do Vale da Lua.

Como chegar ao Vale da Lua

Partindo da cidade de Alto Paraíso são exatamente 30 km até a estrada que dá acesso ao Vale da Lua.

Vale da Lua cheio no Carnaval.

Estes 30km são percorridos quase que totalmente na GO-239, que é uma estrada novinha, um verdadeiro tapete! Percorridos 30 km, uma pequena placa que fica do lado esquerdo de quem vem de Alto Paraíso indica o acesso ao Vale da Lua.

Já pra quem está em São Jorge são apenas 8 km no sentido Alto Paraíso e a placa sinalizando a entrada fica do lado direito.

Na verdade a placa é apenas uma faixa de plástico, fique atento(a)!

Saindo do asfalto da GO-239, é preciso percorrer mais uns 5 km em uma estrada de chão, até chegar no estacionamento onde está o receptivo do Vale da Lua.

Se você estiver em Brasília e quiser fazer o passeio até o Vale da Lua através de uma excursão guiada você pode contratar o passeio através deste link.

O que achamos do Vale da Lua no Carnaval

Esperávamos muito mais do Vale da Lua e tínhamos uma expectativa bem grande sobre o lugar, mas confessamos que a visita ao Vale da Lua foi um pouco frustrante.

Vale da Lua pequeno

Primeiro, porque o lugar é bem menor do que estávamos imaginando. Pensávamos que era um lugar bem maior e na realidade não é. Porém, alguém nos disse que quando visitamos o vale com guias, o acesso a outras partes é liberado… Ou seja, talvez eles não liberem mais espaço porque tem muita gente sem noção e aí o risco de acidentes é maior.

Vale da Lua

Muito cheio

Segundo, porque tinha muuuuuuiiiita gente, mas muita gente mesmo! E o pior é que boa parte destas pessoas é muito, mas muito sem noção. É neguinho querendo ir onde não deve, é nego de chinelo caminhando na borda do cânion, é nego tirando selfie e esquecendo dos perigos, enfim…

Muita gente…

Falta orientação

E terceiro porque achamos que os “seguranças/guarda-vidas” que ficam por lá deveriam ser mais rígidos e reprimir mais a galera. Só enquanto estávamos lá, vimos 2 pessoas caindo e uma querendo pular dentro de um buraco, que segundo o guarda-vida, era um buraco com um túnel e se a pessoa pulasse lá iria ser sugada.

Claro, nós estávamos cientes de que iríamos encontrar as atrações cheias, pois estávamos visitando a Chapada dos Veadeiros em pleno carnaval.

Ainda podemos acrescentar o fato de que uma parte do Vale da Lua fica fechado durante a temporada de chuvas e entendemos que talvez o acesso a outras partes seja restrito devido a quantidade de gente sem noção… então nossa opinião não pode ser dada com exatidão

Temos que voltar mais uma vez em um período de seca e que não seja feriado, pra que nossa opinião final seja concluída. Mas enquanto isso não acontece, ficamos com a imagem que não é um lugar tãaaao legal assim e olha que essa também foi a mesma opinião das pessoas com quem conversamos no Hostel e nas trilhas.

Mesmo assim, todos que forem a Chapada dos Veadeiros devem visitar o lugar, porque é realmente único.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Alto Paraíso, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.

– Alugue um carro para ir até a Cachoeira do Jajá! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Vale da Lua?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre a Chapada dos Veadeiros deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE GOIAS: 

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, a bela da Chapada dos Veadeiros.
+ Cachoeiras Almécegas (I e II) e muita chuva na cabeça!
+ Conhecendo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Carnaval na Chapada dos Veadeiros – Roteiro 3 dias.
+ Bate e volta de Brasília até Pirenópolis, a terra dos Pirineus.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Que lindo! Pena a frustração de vocês, mas o lugar parece ser muito bonito e vale a pena conhecer de certo. Amei a piscina natural, que linda!

  • Que lugar mais incrível, ainda não tive a oportunidade. Ótimo post, completo de informações. Abraços.

  • Esse lugar é demais! Vejo as fotos e me surpreendo. Seu post está super completo, ajudando qualquer viajante para planejar sua ida ao Vale da Lua. Parabéns!

  • Que lugar lindo. Acabei de voltar do deserto e estou alucinada com paisagens assim. Muito legal esse post.

  • Que lugar mais lindo Itamar! Só tem mesmo que tomar cuidado pra não estragar o passeio e ficar atento às crateras lunares hehehe. O fenômeno Cabeça d’água é perigoso mesmo, acontece também aqui em Morretes-Pr no Rio São João. Lindo passeio, adorei.

    • Exato Dilma! E pior com muita gente você fica até preocupado, gente fazendo coisa que não deve e te deixando tenso, tipo "olha lá aquele cara vai cair" ...

      Verdade, aqui em Morretes acontece muito também.;)

  • Adorei o post, muitas dicas importantes sobre o Vale da Lua, com certeza este é um guia para se compartilhar com quem está indo para Chapada dos Veadeiros, adorei as fotos!

  • Seu post está incrível. Viajei olhando essas fotos e imaginando este lugar incrível. Vou colocar na minha lista!
    Obrigado por compartilhar!

    • Você vai amar a Chapada é repleta de lugares lindos! Se for em uma época com menos pessoas, vai aproveitar muito e vai amar! :)

  • Excelente post muito bem detalhado, pena que só fui para a chapada diamantina gostaria de ter ido para ai tb.

  • Ita
    O lugar parece ser muito lindo, mas sabe que eu fui me decepcionando enquanto lia teu relato e antes mesmo de tua confissão?
    rs
    Achei maravilhoso o local, com suas "pedras lunares", mas a cada foto, um monte de gente e ainda as precauções pelos perigos possíveis, o povo sem noção (não tenho mais paciência)!
    Imagino sim que uma visita fora do carnaval seja mais interessante, quem sabe!
    ;)

    • Sim Juliana, fizemos questão de relatar nossa impressão, pois notamos que de um modo geral, não foi só a nossa opinião. Com todos que falamos sobre o Vale da Lua no hostel ou nas trilhas, todos falaram mais ou menos a mesma coisa.

      O lugar de fato é muito interessante, mas é menor do que imaginamos e aquela muvuca "querendo cair a qualquer custo" tira muito do encanto do lugar.

      Mas precisamos de uma contra prova pra concluir... Um dia a gente volta em um período de seca e fora de feriado pra ver bem, com certeza deve ficar até mais bonito, rsrsr.

      Um abraço!

  • O lugar deve ser fantástico, mas fico adiando pra visitar exatamente pelas considerações que você fez... Não tenho paciência para ficar no mesmo espaço de gente sem noção, rs.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais