Europa

VDNKh Moscou – Conheça o parque preferido dos moscovitas.

No post de hoje vamos mostrar um pouco do VDNKh um dos principais parques de Moscou, herança do período soviético da Rússia. Bora conhecer? #VamoJunto!

VDNKh (вднх) – Moscou

O VDNKh (вднх) é o parque preferido dos Moscovitas e sem dúvida alguma um dos principais atrativos da cidade de Moscou.

>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Rússia sem SEGURO VIAGEM. Contrate seu seguro agora e viaje com mais tranquilidade! 

Parque VDNKh (вднх) – Moscou

Sua história começou nos tempos da antiga União Soviética, quando os soviéticos resolveram criar uma exposição para mostrar as principais conquistas agrícolas das repúblicas que integravam a URSS.

A Exposição Agrícola de Toda a União (Всесоюзная Сельско-Хозяйственная Выставка – ВСХВ) foi inaugurada exatamente no dia 1 de agosto de 1939, 4 anos após o inicio de sua construção. Nos primeiros 85 dias da exposição mais de 3,5 milhões de pessoas visitaram o local.

A exposição contava com 136 hectares e possuía aproximadamente 250 edificações. Funcionou até o ano de 1941, quando foi paralisada devido ao início da Grande Guerra Patriótica, conhecida também como Segunda Guerra Mundial.

No período de guerra, os pavilhões foram esvaziados e os itens em exposição, animais e parte dos funcionários foram transferidos para outras cidades russas. Durante a guerra os pavilhões foram utilizados militarmente.

Com o fim da guerra, o local foi reaberto de forma precária, entretanto foi reconstruído alguns anos mais tarde.

No no de 1954 o local foi reaberto para o público, agora maior ainda, com 207 hectares.

VDNKh (вднх) – Moscou. Foto: N. Granovsky.

VDNKh-URSS (ВДНХ-СССР)

Em 1956 a exposição que era inteiramente dedicada à agricultura, começou a ganhar também um setor dedicado a área industrial.

Já em 1959 o parque foi renomeado e passou a se chamar Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional da URSS (Выставка Достижений Народного Хозяйства СССР – ВДНХ-СССР).

VDNKh-URSS. Foto: Divulgação- Site oficial

A cada ano o local realizava mais de 300 exposições nacionais e internacionais, além de seminários, conferencias etc. Ao longo de cada ano cerca de 11 milhões de visitantes passavam pelo local.

VVC (ВВЦ)

Com o colapso da URSS, na década de 90, o local foi abandonado. Logo foi privatizado e em 1992 foi rebatizado com o nome de Centro de Exposições para toda a Rússia (Всероссийский Выставочный Центр – ВВЦ), também chamado de Centro Panrusso de Exposições.

O local perdeu a essência, muitos prédios foram destruídos e saqueados e logo o parque se transformou em um grande camelódromo, vendendo bugigangas e comidas de rua.

No inicio dos anos 2000, com a melhora da economia russa, o governo voltou a se interessar pelo local.

Em 2013, com a ajuda do governo federal – já na era Putin – a prefeitura de Moscou comprou o terreno novamente e o parque foi estatizado.

VDNKh (ВДНХ), o retorno.

Em 2014, depois de uma votação pela internet e um resultado esmagador, com mais de 90% dos votos, o parque retomou o nome histórico e voltou a se chamar Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional (Выставка Достижений Народного Хозяйства), o famoso VDNKh (ВДНХ).

Desde então o parque foi revitalizado, com os prédios históricos sendo reformados, jardins e ruas sendo reformulados e novas edificações sendo construídas.

Aos poucos o VDNKh voltou a ser o imponente parque dos tempos da URSS e seus belos edifícios voltaram a brilhar. Hoje é um grande centro de entretenimento, sendo o parque preferido dos moradores e certamente um dos lugares mais visitados pelos turistas.

VDNKh lotado em um feriado.

E não para por aí, enquanto estávamos visitando o parque vimos que estão sendo feitas várias obras e restaurações. Certamente na próxima visita à Rússia, o VDNKh estará mais bonito e com muitas novidades.

>>> TOUR PRIVADO NO VDNKh: Contrate um tour privado em português pelo parque VDNKh. 

Como é visitar o VDNKh

O grande, belo e imponente portal da entrada principal do Parque VDNKh já deixa claro o que é possível encontrar no interior do parque: Grandiosidade, belos edifícios e simbologia recordando os tempos da antiga URSS.

Portal de entrada – Parque VDNKh (вднх) – Moscou

No alto do portal, já podemos ver estátuas douradas representando um trabalhador e uma camponesa exaltando orgulhosamente um ramo de trigo. Menção ao propósito da inauguração do local, quando a ideia era mostrar os grandes feitos agrícolas do país.

Portal de entrada – Trabalhador e mulher camponesa.

Pavilhão Central nº1.

Passando o grande portal, outro edifício imponente chama atenção. Trata-se do edifício do Pavilhão Central nº1 , a principal edificação do complexo e sem dúvida uma das mais belas!

Do portal até o Pavilhão Central há um espaço formando um grande corredor, que por sua vez está rodeado por jardins.

Pavilhão Central – nº 1.

Lenin

Em frente ao Pavilhão Central, uma estátua do Lenin dá as boas vindas aos centenas de visitantes que chegam a cada instante. Alguns ignoram e outros fazem questão de tirar fotos com a estátua, que assim como no parque, está presente em várias partes de Moscou e em praticamente toda Rússia.

Lenin no VDNKh.

Pavilhões

Após o belo Pavilhão Central, seguimos parque adentro e logo começamos a ver uma série de edificações incríveis!

Azerbaidjão. Pavilhão nº 14.

Algumas edificações são originais dos tempos das exposições e outros foram construídas mais tarde. A maioria delas foi construída na década de 50.

Belarus – Pavilhão nº 18.

Muitos representam as antigas repúblicas socialistas que integravam a União Soviética e o que nos chama atenção em cada uma delas é a beleza dos estilos arquitetônicos referenciando a cultura de cada um dos países.

Cazaquistão – Pavilhão nº 11.

Há também edifícios representando setores da economia, como metalúrgica, transporte, energia etc.

Estação de robôs. pavilhão nº 2.

Atualmente os edifícios são utilizados para outros propósitos e alguns deles realizam exposições, outros funcionam como restaurantes, outros se transformaram em museus e assim vai.

Rússia/Energia Atômicca – Pavilhão nº 71.

Em meio aos edifícios bonitos nos demos conta de que desta vez não conheceríamos uma das principais atrações do Parque VDNKh.

Fonte da Amizade

A tradicional Fonte da Amizade estava toda coberta, sem visibilidade, pois quando visitamos o VDNKh estavam revitalizando o parque para o fim de ano, quando implementam pista de patinação e um monte de atrativos extras no parque e em outras partes de Moscou.

Pista de patinação no VDNKh. Foto: Mos.ru / CC BY – Wikimedia Comons

Pra quem não sabe, a Fonte da Amizade é aquela bela fonte com 16 mulheres douradas representando as repúblicas que integravam a antiga URSS.

Fonte da Amizade – Parque VDNKh. Foto: Antonio Marín Segovia

Cada uma das mulheres está vestida à carácter, representando as tradições de cada república. A gente não viu, então temos mais um motivo pra voltar pra Moscou!

Praça da Indústria

Seguindo adiante em meio aos edifícios bonitos, logo chegamos à Praça da Indústria, onde estão vários edifícios imponentes.

Atualmente a maioria deles abriga museus, entre eles o incrível Museu Centro de Cosmonáutica e Aviação, um dos museus que visitamos e o que mais gostamos de conhecer. Em breve post completo.

Museu Centro de Cosmonáutica e Aviação. Pavilhão nº 34.

Entramos no museu pela manhã e saímos só a noite e aqui acabou nosso passeio no parque. Entretanto, gostamos tanto que voltamos no outro dia pra terminar de visitar.

Em frente ao Museu Centro de Cosmonáutica e Aviação está um Monumento ao foguete Vostok, o qual levou Iuri Gagarin para o espaço.

Foguete Vostok – Praça da Industria

Junto ao foguete Vostok há também um avião, um caça SU-27 e um helicóptero militar.

SU-27

No primeiro dia no parque entramos no Museu e ficamos o resto do dia dentro do museu, que por sinal é muito interessante. Sendo assim tivemos que voltar no outro dia pra conhecer um pouco mais do parque e mesmo assim ainda não vimos tudo!

O VDNKh é enorme! Há centenas de pavilhões e pra visitar e conhecer o interior de todos seria preciso muitos dias.

Gastron nº1 – Mercado soviético.

A diferença das visitas que fizemos é que no segundo dia no parque não era feriado e aí o parque estava bem mais vazio. O lado ruim é que algumas atrações estavam fechadas.

Maior aquário da Rússia

No outro dia visitamos outros locais do parque que não vimos no dia anterior. Descobrimos outras atrações como o Moskvarium, o maios Aquário da Rússia.

A gente não é muito fã de lugares onde a atração são animais, mas de qualquer forma fica o registro… Com tanta coisa legal que há neste parque, certamente o aquário não é prioridade.

Aquário Moskvarium. Pavilhão nº 23.

Buran

Próximo ao aquário está o museu dedicado ao ônibus espacial Buran (Буран). Neste dia estava fechado e este era um dos lugares que gostaríamos de visitar.

Ônibus espacial Buran

Ainda caminhamos pelo parque e nos deparamos com outras edificações espalhadas pelo parque. Há lojas, museus, restaurantes, cafés, lanchonetes, mercados e casas que a gente nem imagina o que sejam…

Alguns restaurantes que funcionam desde os tempos soviéticos, ainda mantém o mesmo cardápio e a mesma maneira de servir. A gente não chegou a comer no VDNKh, mas nos arrependemos, deveríamos ter comido só pra ter a experiência.

Maquete de Moscou

Visitamos também a Maquete de Moscou (Макет Москвы) que fica no lado norte do parque. Lá acontece um show de sons e luzes a cada 30 minutos, se não estamos enganados.

Maquete de Moscou – Pavilhão nº 346b.

O show é legal, mas o que é mais interessante é explorar a cidade através da maquete. Ali dá pra ver o que a gente conheceu e neste momento dá pra perceber o quanto ainda falta conhecer.

Lembrando que a maquete só representa a parte central de Moscou e o próprio Parque VDNKh nem aparece na maquete.

Centro de escrita eslava

Finalizamos nosso passeio de 2 dias no parque VDNKh visitando o museu que fica no Pavilhão nº 58, um dos mais bonitos de todo o complexo.

Pavilhão 58

Neste local funciona o Centro de Escrita Eslava “Slovo” (Центр славянской письменности “Слово”), um espaço bastante interessante onde é possível descobrir um pouco da escrita cirílica e idioma russo.

Centro de escrita eslava

Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco do Parque VDNKh:

O que não pode faltar no Parque VDNKh?

O Parque VDNKh é enorme e em 2 dias a gente não chegou a ver tudo que tinha pra ver! Isso sem falar que quase não entramos nos museus e exposições, pois se tivéssemos feito isso necessitaríamos de muitos outros dias.

Mas o que ver no VDNKh? O que de fato não pode faltar!? Bom, pensando nisso vamos tentar te dar uma luz nas atrações falando sobre o que achamos mais interessantes.

  • Arquitetura soviética

Dezenas de edificações construídas em pleno esplendor da URSS tentam mostrar a imponência soviética, afinal de contas o local foi construído justamente com a intenção de mostrar os êxitos do país.

Não deixe de admirar os vários prédios e toda a simbologia soviética. É de fato muito bonito, sempre querendo mostrar grandiosidade e imponência.

  • Conquistas espaciais

Dos grandes feitos soviéticos, alguns dos maiores êxitos aconteceram no Cosmos. O Museu Centro de Cosmonáutica e Aviação é o principal lugar dentro do parque para ver isso e se fossemos recomendar um único lugar no parque seria exatamente esse.

Mas além do museu, há outros lugares pra ver coisas do espaço, como por exemplo o Ônibus Espacial Buran e o próprio foguete Vostok.

  • Lembranças do passado

O que mais tem dentro do VDNKh é museu! São vários museus, de todos os tipos e pra todos os gostos!

Um dos que mais queríamos ter visitado é o Museu das máquinas de jogos soviéticos (Музей советских игровых автоматов).

  • Restaurantes típicos

Embora nós não tenhamos comido em nenhum restaurante, uma das coisas legais pra fazer no parque, é ter a experiência de comer em um típico restaurante soviético.

A maioria deles mantém a tradição, inclusive com cardápios e maneiras iguais aos dos tempos da URSS.

  • Monumento do Trabalhador e Mulher do Kolkhóz.

Embora fique do lado de fora do Parque VDNKh, o Monumento do Trabalhador e Mulher do Kolkhóz é uma das atrações imperdíveis na região.

A enorme estátua utilizada para representar a URSS na Feira Universal de Paris, em 1937, fica no alto de um monumento de 3 andares, onde em um dos andares há uma exposição sobre a história do Parque VDNKh.

Monumento do Trabalhador e Mulher do Kolkhóz

VDNKh – Mais uma lacuna preenchida em Moscou

Se há um lugar que nos arrependemos imensamente por não termos visitado na primeira vez que fomos para a Rússia, este lugar se chamava VDNKh!

Nessa primeira viagem, nosso último passeio em Moscou foi ao Museu da Cosmonáutica, que fica justamente na frente da entrada principal do VDNKh. A gente chegou a ir até o portal e morremos de vontade de entrar. Infelizmente tivemos que voltar para não arriscar perder o voo para retornar ao Brasil.

Nesta segunda viagem para a Rússia o VDNKh era prioridade em nosso roteiro e foi justamente um dos primeiros lugares que fomos visitar.

A prioridade foi tanta que nos hospedamos bem pertinho dele. Nosso primeiro hotel ficava praticamente ao lado do parque, bem em frente ao Monumento do Trabalhador e Mulher do Kolkhóz.

>>> HOSPEDAGEM EM MOSCOU: Encontre sua HOSPEDAGEM em Moscou! Reserve agora mesmo e garanta o melhor preço. 

A gente já sabia que o parque era grande, mas o VDNKh é maior do que estávamos imaginando. Nós conseguimos ver boa parte do parque, mas ainda faltaram alguns lugares.

Ainda assim, se estiver pensando em visitar o VDNKh, um passeio de um dia é suficiente para ver os principais atrativos.

Como chegar ao Parque VDNKh

A maneira mais fácil de chegar até o Parque VDNKh é através do eficiente e belo sistema de Metrô de Moscou.

A estação VDNKh (ВДНХ) fica em frente ao parque e é acessada através da Linha 6 – Laranja (Калужско-Рижская). 

Também é possível pegar um táxi ou UBER (Yandex).


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Moscou através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar Moscou e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Parque VDNKh?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre o Parque VDNKh deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A RÚSSIA:

+ 10 Museus russos para visitar on line durante a Quarentena.
+ Alfabeto Cirílico Russo – Aprenda o alfabeto russo!
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou.
+ Moscou e Anel de Ouro – Roteiro de 16 dias na Rússia.
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • ainda bem q estatizaram novamente, uma pena q destruiram varios predios né, teria tanta historia pra contar. o jean iria adorar visitar o vdnkh, já sabe ne hauehaue

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais