Chile

Vulcão Puna Pau, a fábrica de Pukaos.

Os Pukaos são os adornos misteriosos que eram colocados sobre as cabeças dos Moais e neste post você vai ver onde eram confeccionados os Pukaos. Conheça Puna Pau, a fábrica de Pukaos da Ilha de Páscoa.

Puna Pau

Puna Pau é um pequeno vulcão, localizado bem próximo a Hanga Roa. Sua formação é constituída por uma rocha vulcânica vermelha (escória),  diferente dos demais vulcões da ilha. Esta rocha é mais fácil de ser talhada e foi utilizada para confecção dos Pukaos, que eram os adornos colocados sobre alguns Moais. Os Pukaos, segundo especialistas, simbolizavam o penteado dos habitantes da época (teoria mais aceita).

Puna Pau, a fábrica de Pukaos.

Existem cerca de 100 Pukaos na ilha, cerca de 10% da quantidade de Moais. A Maioria dos Pukaos mede cerca de 2 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro, mas alguns chegam a ter 3 metros e podem pesar até 20 toneladas. Provavelmente os Pukaos maiores que estão em Puna Pau, estavam aguardando o termino dos Moais gigantes que estavam sendo talhados em Rano Raraku.

Pukaos em Puna Pau.
Pukaos em Puna Pau.

Puna Pau significa “Manancial seco”, o que leva a crer que em alguma época existiu água na cratera do vulcão, ou em seus arredores.

A visita a Puna Pau é bem rápida e não é tão contagiante como a visita a fábrica de Moais, o vulcão Rano Raraku, mas de qualquer forma, saber onde eram feitos os Pukaos é bem interessante. Vale dar uma subida ao cume do pequeno vulcão, e lá é possível ter uma vista panorâmica da ilha.

Vista panorâmica a partir de Puna Pau.

Ainda sobre os Pukaos, ninguém garante ao certo o que significavam, ou o que eram, mas a teoria mais aceita é que os Pukaos representavam os cabelos dos Moais, uma espécie de penteado em coque, como alguns Rapa Nuis utilizam os cabelos até hoje.

Há quem diga que os Pukaos eram uma espécie de cocar utilizados por guerreiros e nos Moais representavam as personalidades mais importantes.

Existe ainda uma teoria que diz que os Pukaos eram na verdade proteção para os raios que caiam nos Moais. Esta mesma teoria diz que os Moais eram uma espécie de para-raio da Ilha e para que os Moais não fossem danificados os Rapa Nuis colocavam os Pukaos como forma de proteção dos Moais.

Pukaos sobre os Moais do Ahu Nau Nau.

O que realmente eram, acho que nunca vamos saber com exatidão…

Uma curiosidade é que os Pukaos possuem uma espécie de encaixe na parte inferior, imagino que era pra encaixar na cabeça dos Moais. O que não consigo imaginar de forma alguma, é como eles faziam pra colocar aquelas peças gigantes e pesadas sobre as esculturas já que a teoria mais aceita diz que eram colocados através de rampas.

Encaixe em baixo de um Pukao.

Como quase tudo na Ilha de Páscoa, você fica sem entender… E as teorias existentes definitivamente não convencem…

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais